• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que sempre tem espelhos dentro e perto dos elevadores?

POR PH Mota    EM Curiosidades      07/02/17 às 13h50

Quando foi a última vez que você estava numa fila para fazer qualquer coisa e pensou "Hmm, acho que essa fila bem que poderia estar muito maior." Se isso nunca aconteceu, não se sinta mal, pois faz todo o sentido.

Esperar em filas é uma atividade que dificilmente alguma pessoa listaria como suas coisas favoritas. Isso acontece porque a maioria de nós considera o tempo gasto numa fila como tempo desperdiçado.

Se comparado ao ritmo acelerado das cidades em que vivemos, ficar parado por muito tempo esperando alguma coisa pode criar expectativas que não são saciadas com agilidade, gerando a sensação de desequilíbrio em nossos relógios internos. Quando as coisas estão muito mais lentas do que esperamos, o nosso corpo cria um truque dentro de nossa própria mente, fazendo com que os minutos passem muito mais lentamente.

Para resolver esse problema, as empresas começaram a colocar aparelhos de TV, rádios, doces nas filas, oferecendo uma nova atração. Mas onde entram os espelhos e elevadores nessa história?

Ocupando o tempo

Como você certamente já reparou que praticamente todos os elevadores possuem espelhos do lado de dentro e vários deles ainda possuem alguns do lado de fora, como no hall de entrada de hotéis. Isso não se trata apenas de uma coincidência, decisão de design ou energias de Feng Shui.

Pessoas que têm um espelho para olhar, também têm alguma coisa para fazer ao mesmo tempo. Você observar o ambiente por outro ângulo, além de checar a própria aparência e dar um tapa no visual. Enquanto o tempo de espera passa, você não percebe o tempo como desperdiçado.

Origem histórica

De acordo como New York Times, a ideia de colocar espelhos em elevadores é bem antiga.

"[A ideia] Surgiu durante o pós-Segunda Guerra Mundial, quando a aumento dos altos prédios levou a reclamações sobre a demora dos elevadores. A instalação dos espelhos tinha a intenção de dar às pessoas algo para ocupar o tempo, diminuindo a percepção do tempo de espera. Com os espelhos, as pessoas poderiam checar o cabelo ou olhar discretamente para outros passageiros".

Depois da instalação dos espelhos, as reclamações praticamente desapareceram instantaneamente.

Outros fundamentos

Além dessa explicação, algumas teorias sugerem outros fundamentos por trás da decisão.

Por conta do reflexo do ambiente interno, o espelho pode alterar a percepção do tamanho do elevador, dando uma noção de espaço muito maior e tirando a sensação claustrofóbica que o espaço pode oferecer.

O espelho também oferece uma melhor visão de todo o ambiente, fazendo com que as próprias pessoas pudessem se ver na imagem, evitando acidentes durante a entrada no recinto. Aproveite para ler um pouco mais sobre os 7 piores acidentes com elevadores da história.

E aí, gostou da explicação? O lado ruim é que na próxima vez em que você se deparar com um espelho no elevador, vai se lembrar disso, e talvez o tempo volte a parecer longo demais.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+