icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que seriados têm fundo sonoro de risada?

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      18/05/16 às 15h31
capa do post Por que seriados têm fundo sonoro de risada?

Os fãs de séries, em especial as sitcons (situation comedy), sabem bem que os episódios sempre tem ao fundo aquelas risadas, que muitas vezes nem achamos tanta graça assim. Isso acontece porque muitas vezes elas são gravadas e depois inseridas em determinado contexto do episódio.

Mas elas não estão ali à toa, claro que não! Na verdade elas tem um propósito muito importante, o de tornar a cena mais atrativa. Essa atração acontece porque o ser humano se sente melhor quando ri em conjunto, ou seja, ao ouvir as risadas se sente mais à vontade para rir, porque é como se estivesse na presença de outras pessoas.

E quem disse isso foi um pesquisador na área, do Darmouth College, Hanover, em New Hampshire (EUA). De acordo com as pesquisas realizadas desde 1974, o ser humano processa o instinto humorístico de acordo com o senso da coletividade, por isso, rir sozinho não parece ser tão prazeroso quanto rir em conjunto.

Nos anos 70 essas risadas gravadas eram muito usadas nos seriados de comédia, a pesquisa também mostrou que, durante um tempo, alguns seriados abriram mão desse recurso, mas que os mais novos se renderam à tradição e voltaram a utilizar essas risadas, mas agora, nem todas são gravadas, muitas sitcons possuem plateia de verdade.

Por exemplo, a série How I Met Your Mother (Como eu conheci sua mãe), no Brasil exibida pela Band, possui risadas "originais", se assim podemos chamá-las. A diferença é que seria um tanto quanto impossível gravá-las ao mesmo tempo da gravação dos episódios, isso porque a série contém vários flashbacks. Então, a alternativa encontrada foi primeiro gravar os episódios, depois apresentar para uma plateia e, aí sim, gravar as reações.

Nessa semana ainda, a NetFlix lançou um novo conceito de "seriado". Na verdade é uma tentativa de programa de entrevistas via streaming. Chelsea, como é chamado, foi exibido simultaneamente em 190 países diferentes e conta com uma equipe de 200 tradutores para que as piadas e os sarcasmos da entrevistadora não se percam por causa das diferenças de linguagem e culturais.

No vídeo acima você pode conferir algumas das melhores sitcons dos anos 90, de acordo com o canal Watch Mojo. E no vídeo abaixo, de acordo com o mesmo canal, você pode conferir uma seleção com as melhores dos anos 2000. Não se esqueçam de conferir as risadas!

Então pessoal, o que acharam? Já conheciam o porquê das risadas? E esse novo formato de programa de entrevistas? O que acham? Sugestões, correções, dúvidas? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest