• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que só o Chico Bento tem os dedos do pé na Turma da Mônica?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      14/01/20 às 19h53

Você já deve ter lido alguma história da Turma da Mônica ou então visto qualquer animação da história. Com personagens marcantes, as histórias de Maurício de Sousa marcaram a vida de muitas pessoas. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento e muitos outros estão entre os mais memoráveis. Turma da Mônica é, para quem não sabe, uma série de histórias em quadrinhos brasileira. Foi criada por Maurício de Sousa, cartunista e empresário. A série foi originada em 1959 a partir de tirinhas de jornal, onde os personagens principais eram Bidu e Franjinha. Conforme os anos se passaram, a série passou a ganhar mais personagens e a identidade atual.

Mônica e Cebolinha foram criados entre 1960 e 1963. Passaram então a ser os protagonistas das histórias. Embora a maioria das histórias gire em torno dos dois e seus amigos no bairro do Limoeiro, Maurício conseguiu expandir o universo. Há vários outros núcleos, como a Turma do Chico Bento, Turma da Tina, Turma da Mata, Turma do Penadinho e outros. Turma da Mônica passou a ser revistas em quadrinhos em 1970. Essas histórias já foram publicadas por editoras como a Abril, a Globo e a Panini Comics. Devido a fama, há diversos questionamentos a respeito da Turma da Mônica. Um deles é: Por que só o Chico Bento possui dedos nos pés? E por que só o Cebolinha usa sapatos? Buscamos a resposta e trouxemos. Confira:

Por que só o Chico Bento possui dedos nos pés?

Chico Bento é um dos personagens do universo da Turma da Mônica que não usa sapatos. Na verdade, sua turma como um todo não costuma usar, como Zé Lelé, seu primo. Os dois andam descalços na roça. No entanto, diferente de Mônica, eles possuem os pés bem detalhados, com os dedinhos bem separados. De acordo com Maurício de Sousa, ele nasceu ainda da "época do detalhamento". Quando o cartunista criou Chico Bento, ele tinha mais tempo para se dedicar aos desenhos. Além disso, os dedos servem para reforçar a ideia de que Chico é um personagem da roça, que vive com o pé no chão e em contato com a natureza.

Por que o Cebolinha é o único a usar sapatos?

Muitos acham que é vaidade do personagem, mas não é. Quando Maurício criou o personagem, em 1960, ele tinha mais tempo livre para fazer seus desenhos. Ele conseguia detalhar mais as histórias, conforme já disse em várias entrevistas. Porém, quando criou a Mônica, em 1963, decidiu deixar tudo mais simples. Dessa forma, ela conseguiria produzir as tirinhas em um curto prazo de tempo e entregar o trabalho. "Quem nasceu sem sapato, ficou sem sapato", disse ele. Franjinha, que surgiu junto com Cebolinha, também usa sapatos. Isso é diferente de Mônica, Cascão, Magali e outros personagens da história.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Uol     TV Uol  
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+