icone menu


Por que somente 10% das pessoas são canhotas?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/08/20 às 15h39
capa do post Por que somente 10% das pessoas são canhotas?

Canhoto, ou "sinistro", é aquela pessoa que faz, praticamente tudo, com a mão esquerda. O que poucas pessoas sabem é que ser canhoto não é apenas um fato genético, não existe ainda uma explicação conclusiva sobre o assunto, o que se sabe é que os genes são responsáveis por isso apenas 25% do tempo. Se trata de um traço que pode (ou não) ser herdado, por exemplo, gêmeos idênticos podem ter mãos dominantes diferentes. Além disso, ser canhoto pode afetar a forma como a pessoa pensa.

E se você parar para observar, vai ver que conhecer uma pessoa canhota é uma coisa um tanto quanto rara. Isso porque apenas um em cada 10 é canhoto. E por mais que não tenha sido possível explicar com certeza, existem várias hipóteses dos motivos pelas pessoas serem canhotas. E as evidências apontam para uma influência genética. Já que a porcentagem de canhotos é quase a mesma  em qualquer lugar do mundo.

O corpo tem assimetrias naturais. E elas podem ser encontradas em todas as partes do corpo, desde o pés até os ouvidos. olhos e layout do cérebro. Se uma pessoa segurar o polegar no comprimento do braço e olhar para ele usando um olho e depois o outro verá que o mais forte é o que enxergar o polegar mais próximo.

A mesma preferência é vista na hora de atender o telefone. O ouvido que você coloca no aparelho é o seu ouvido mais forte. Uma pergunta que as pessoas podem fazer é porque as pessoas destras e canhotas não nascem com uma proporção de meio a meio?

Hipóteses

De acordo com o que sugerem alguns especialistas, a cooperação social que foi desenvolvida ao longo de milhares de anos deu domínio aos destros. Ou seja, quando as comunidades agem juntas, usar a mesma mão que todo mundo é um benefício.

Já outros sugerem que isso tem relação com a forma que o cérebro está organizado em dois hemisférios. Com a metade esquerda controlando o lado direito do corpo e a metade direita controlando o lado esquerdo do corpo. E se a maioria das pessoas usa o hemisfério esquerdo para controlar a linguagem intensiva e as habilidade motoras finas, isso tem como resultado a mão direita sendo mais dominante.

Mas uma das hipóteses mais comuns para explicar as pessoas canhotas, de acordo com Alasdair Wilkins, é que uma mutação genética no passado distante fez com que os centros de linguagem do cérebro humano fossem para o hemisfério esquerdo. E isso causou o domínio do destro.

Mesmo que a genética tenha um papel grande nessa determinação, provavelmente não é a resposta completa. Os pais canhotos tem uma probabilidade maior de ter filhos canhotos do que os pais destros. Mesmo assim, eles tendem a, no geral, terem mais filhos destros.

Pesquisa

E os pesquisadores têm se empanhado em descobrir quais são os genes exatos responsáveis por aumentar as chances de uma pessoa ser canhota. Em 2019, foi feita uma análise de 400 mil registros individuais que mostrou as primeiras regiões genéticas associadas à lateralidade.

Mas outra pesquisa sugeriu que  provavelmente existem dezenas de genes que desempenham um papel em determinar se as pessoas vão ser destras ou canhotas. E outros estudos relacionam fatores como níveis de estrogênio e posição do nascimento com vários níveis de destros e canhotos.

No final das contas podem ter muitas considerações em jogo. E os pesquisadores têm dificuldades em ligá-las. Então ainda não é possível dizer exatamente o motivo pelo qual alguém nasceu canhoto ou destro.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Renova midia
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+