icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que as tatuagens não saem com o tempo?

POR Thamyris Fernandes EM Curiosidades 21/06/14 às 03h49

capa do post Por que as tatuagens não saem com o tempo?

Todo mundo aprendeu na escola que a pele é um órgão que está sempre em renovação, fazendo e refazendo suas células. Nesse caso, então, as tatuagens não deveria sair com o tempo? Como esses desenhos, feitos com aquela maquininha barulhenta, podem ser permanentes?

A resposta para isso é muito simples. Segundo os especialistas, nossa pele é formada por três camadas principais: epiderme, essa que fica exposta; derme, intermediária; e hipoderme, que é a mais profunda das camadas.

Dessas três partes, no entanto, a única que tem capacidade de recomposição é a mais superficial, a epiderme. Como as tatuagens são feitas diretamente na derme, com injeções de tinta a cerca de 2 milímetros de profundidade, os desenhos não saem com o tempo.

Acontece, no entanto, de as cores da tattoo acabarem ficando borradas, caso não sejam bem feitas, se a agulha não atinge a derme, por exemplo; ou no caso da tinta ser de má qualidade. Há ainda o risco dos desenhos irem perdendo a definição em consequência de uma ação natural do corpo que, devido a ação das células de defesa, tenta isolar os pigmentos que foram injetados na pele, entendendo que eles se tratam de uma constante agressão ao corpo.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest