• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que temos esse furinho embaixo da língua?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      02/09/17 às 08h50

O corpo humano talvez ainda seja um dos maiores mistérios de que temos conhecimento. Embora saibamos sobre grande parte de seus processos e funcionalidades, as possibilidades de que ainda existam atividades que não descobrimos são muitas. É incrível pensar em como tudo precisa funcionar na mais perfeita sincronia para que nossa saúde esteja sempre em dia. Algumas pessoas ao redor do mundo ainda possuem algumas particularidades presentes em poucos, e caso queira saber um pouquinho mais, pode conferir as 7 características que menos de 5% da população possui. Enfim, você já parou na frente do espelho apenas com a intenção de se analisar?

Será que já reparou que possui dois furinhos por baixo da língua? Bom, muita gente fica preocupada depois que vê isso pela primeira vez, até porque, é bem comum que algum jato de saliva seja esguichado destes furos assim que você levanta a língua, mas pode ficar tranquilo, isso é algo bastante normal. Esses furinhos são apenas os dutos de um par de glândulas chamadas de submandibulares. São um par de glândulas salivares que podem ser encontradas o assoalho de nossa boca, sendo responsáveis por grande parte da secreção salivar que produzimos.

Esses furinhos apenas tem a função de levar a saliva para nossa boca, garantindo que o percurso seja feito da forma mais eficiente possível, e que nossas mucosas bucais permaneçam sempre úmidas. O mais curioso de tudo é realmente este fato dos furinhos serem capazes de esguichar saliva. Mas por que isso acontece? Bom, o fato é que as duas glândulas submandibulares podem ser comprimidas pelos músculos que temos na boca, principalmente por aqueles da língua quando fazemos o movimento de levantá-la, o que resulta nesses leves esguichos saindo por nossa boca.

Isso também pode acontecer quando provamos alguma comida, principalmente as mais ácidas (que contenham limão, por exemplo), já que neste momento a tendência é que nossas glândulas produzam ainda mais saliva. Se você quiser fazer o teste e tentar esguichar saliva por esses pequenos furos, só por curiosidade mesmo, é bem provável que tenha melhores resultados logo depois de ter comido algo mais forte. Por que não tentar, não é mesmo?

Os estudos indicam que nem todo mundo é capaz de tal proeza, mas que tudo depende mesmo da quantidade de saliva que está sendo transportada das glândulas até os dutos naquele momento. A maior probabilidade é que esses esguichos sejam provocados de forma involuntária.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam o que eram esses furinhos e o que são capazes de fazer? Você consegue esguichar saliva por eles? Pode nos dizer que tentou, ninguém aqui irá julgá-los! Não deixem de compartilhar sua ideias com a gente, aí mesmo pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+