icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que temos esse sulco embaixo do nosso nariz?

POR PH Mota EM Ciência e Tecnologia 28/09/16 às 16h26

capa do post Por que temos esse sulco embaixo do nosso nariz?

Por mais que cada pessoa seja única e singular quando comparada com outras em qualquer parte do mundo, existem características que fazem parte do rosto de todo mundo, ainda que permita as diferenças de aparência de cada pessoa. Por exemplo, todo mundo que possui um desenvolvimento normal cresce com dois olhos, duas orelhas, um nariz e uma boca.

Ainda que existam tantas semelhanças, o corpo humano é uma máquina tão incrível que é repleto de partes que não conhecemos bem. Isso é tão real que nós da Fatos Desconhecidos já falamos em algumas oportunidades de partes que nós passamos quase a vida toda sem saber o nome. No caso de algumas delas podemos nem mesmo saber a origem ou função, como é o caso do filtro labial.

O filtro é aquela pequena ondulação que forma um sulco e todo mundo tem ligando o nariz e a boca. Ele está presente na face de todo mundo assim como os órgãos que a gente citou no começo da matéria, mesmo que nem todos saibam porque ele está ali e como se forma em nosso rosto. Segundo explicações apresentadas em um da BBC, o filtro apresenta indícios evolutivos de nosso passado e fala sobre a formação dos rostos ainda durante o útero.

O filtro aparece em nosso rosto como a marca de onde diferentes partes da face se unem para formar a nossa aparência, ainda durante a formação do feto dentro da mãe. Segundo o Dr. Michael Mosley explica no documentário Dentro do Corpo Humano, da BBC, é nessa parte da face que o rosto começa a se unir e se formar. "As três principais partes que formam a face se encontra sobre a região do lábio superior, formando o pequeno canal chamado de filtro", explica o médico.

Conforme explicado pelo especialista, o desenvolvimento da face se dá entre o segundo e o terceiro mês da formação do feto dentro do útero, gerando o filtro. Caso exista algum problema genético ou externo que afete o processo de desenvolvimento durante esse período, a face pode ser gerada com má formação.

A explicação pode ser vista num trecho do documentário no vídeo abaixo. O depoimento está em inglês, mas é possível assistir às imagens do processo das peças se unindo para formar um rosto humano.

Você já sabia disso? Vendo o vídeo o processo até parece bem assustador não é mesmo? Ao menos agora dá pra compreender a existência do filtro, que além de ser um charme no rosto também tem uma explicação evolutiva.


Próxima Matéria
Via   IFL Science  
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest