• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Porcos entraram na ''Idade da Pedra'' e estão usando ferramentas

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      09/10/19 às 17h00

Os porcos realmente não recebem toda a atenção que merecem. Muitas vezes, esses animais são vistos apenas como meras incubadoras de bacon, que se movem na lama. Mas os porcos são bem mais do que isso. E os cientistas observaram um comportamento notavelmente sensível e socialmente inteligente para provar isso. Uma equipe de pesquisadores conseguiram documentar um grupo de porcos usando ferramentas pela primeira vez. Um comportamento que, por muito tempo, foi visto como o que diferenciava os seres humanos dos demais animais.

Os cientistas analisaram porcos Verayan verrugas, uma espécie que está ameaçada de extinção. Esses porcos, nativos de apenas duas ilhas nas Filipinas, foram vistos usando paus para cavar e construir ninhos, em um zoológico na França. Basicamente, como descrito em um novo estudo publicado na revista científica Mammalian Biology. Então, com base nesse estudo, podemos dizer que os porcos finalmente entraram na "Idade da Pedra".

Os porcos

Durante a pesquisa, enquanto observava os porcos no zoológico de Ménagerie du Jardin des Plantes, em Paris, Meredith Root-Bernstein reparou algo peculiar em uma das fêmeas. A porca estava cavando uma área de ninho, com um pedaço de graveto na boca.

"Ela depositava algumas folhas, as movia para um local diferente no monte e cavava um pouco com o nariz", escreveu Meredith Root-Bernstein, principal autora do estudo, em 2016. "A certa altura, ela pegou uma casca plana de cerca de 10 cm x 40 cm que estava no monte e, segurando-a na boca, usou-a para cavar, levantando e empurrando o solo para trás, com muita energia e rapidez".

Posteriormente, em 2017, a pesquisadora e sua equipe documentaram esse tipo de comportamento em outros porcos. Eles observaram que três de cada quatro porcos escavavam o solo usando um pau na boca. Segundo os pesquisadores, isso sugere que esse comportamento foi transmitido socialmente entre a família.

O comportamento

Muitos animais podem usar ferramentas desse tipo. Exemplos vão de orangotangos e gibões, até polvos e insetos. E de fato, algumas espécies de animais, como os grandes símios, podem usar diversas ferramentas para os mais variados propósitos. Muito provavelmente, devido à associação com o comportamento humano, o uso de ferramentas é frequentemente ligado à inteligência.

Quando a primatologista, Jane Goodall, descobriu que os chimpanzés selvagens também usam ferramentas, o membro da sua equipe de pesquisa, Louis Leakey disse o seguinte: "Agora devemos redefinir 'ferramenta', 'redefinir' homem '' ou aceitar os chimpanzés como seres humanos".

Mas o fato é que o uso de ferramentas não significa necessariamente que se trata de um animal super inteligente. As formigas, por exemplo, usam ferramentas para procurar comida, e possivelmente, têm até consciência de si mesmas, mas ainda assim não são consideradas animais inteligentes. O mesmo acontece com os chimpanzés ou os golfinhos.

Aparentemente, a explicação mais óbvia para a exibição de inteligência em relação ao uso de ferramentas é a flexibilidade e adaptabilidade. Mas os pesquisadores ainda não sabem dizer onde, exatamente, o comportamento de escavação dos porcos se encaixa nesse argumento. Eles argumentam que isso pode ser definido como a primeira ferramenta não solicitada. Em suma, uma evidência observada na família Suidae, que é o grupo de mamíferos que inclui porcos e javalis.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+