icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Porque sentimos frio quando estamos com febre?

POR A Redação    EM Curiosidades      18/07/14 às 23h03
capa do post Porque sentimos frio quando estamos com febre?

Nem sempre perceberíamos que estamos com febre se não fosse pelo frio extremo que sentimos. Aquela vontade enorme de ficar embaixo do cobertor quentinho, sem sair da cama que nos dá. Mas há uma explicação para esse frio que tanto nos faz sofrer, veja:

A febre é o aumento da temperatura do corpo acima do normal (37,5ºC), causado pelo desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e as sua eliminação. Quando estamos com febre, acabamos perdendo calor na superfície do corpo, pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele, irradiando mais calor para o exterior, o que faz com que se sinta o corpo quente e é daí a sensação de frio.

A febre costuma vir acompanhada de transpiração, o que também causa o caimento da temperatura ao evaporar sobre a pele. O aumento do calor é devido à lesão de tecidos, o que leva à liberação de substancias, como o pirógeno endógeno, que vão perturbar a termorregulação cerebral. A febre geralmente é causada devido a entrada de micro-organismos como bactérias e vírus no corpo. A febre aumenta a resistência do corpo ao ativar anticorpos.


Próxima Matéria
avatar A Redação
A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest