icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Primeira missão árabe para Marte foi lançada com sucesso

POR Bruno Dias EM Curiosidades 21/07/20 às 13h21

capa do post Primeira missão árabe para Marte foi lançada com sucesso

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?! As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

E o sonho de ir para Marte e começar a explorá-lo pode estar mais perto do que se imagina. Várias agências espaciais ao redor do mundo estão se mobilizando para conseguir capitalizar o momento tão esperado de enviar missões para Marte.

Missão

Tanto que a missão espacial árabe para o Planeta Vermelho decolou nessa segunda-feira a bordo de um foguete do Japão. O lançamento foi mostrado por uma transmissão ao vivo do foguete carregando a sonda desparafusada, chamada de "Al-Amal", em árabe. O foguete saiu do Centro Espacial Tanegashima, no sul do Japão.

Cinco minutos depois do lançamento, o foguete que transportava a sonda já estava em andamento e fazendo a primeira separação do seu voo.

Esse projeto dos Emirados Árabes é uma, das três corridas para Marte incluindo  Tianwen-1 da China e Marte 2020 dos Emirados Unidos. Eles aproveitarão o período em que a Terra e Marte estarão mais perto um do outro. De acordo com a NASA, em outubro, Marte vai estar a 62,67 milhões de quilômetros de nós.

É esperado que a sonda "Hope" atinja a órbita de Marte em fevereiro de 2021. Isso marcará o 50º aniversário da unificação dos Emirados Árabes Unidos, que é uma aliança de sete emirados.

Objetivo

Ao contrário das outras duas missões para Marte que estão programadas para esse ano, a sonda Hope não irá aterrissar no Planeta Vermelho. Ela orbitará por um ano marciano completo, que é 687 dias.

O objetivo da missão é dar uma imagem mais abrangente da dinâmica climática na atmosfera de Marte. Mas a sonda é a base para um objetivo muito maior. Construir um assentamento humano em Marte nos próximos 100 anos.

Os Emirados Árabes Unidos querem que o projeto também seja uma fonte de inspiração para a juventude árabe. A sonda Hope se soltou do foguete de lançamento depois de uma hora depois da decolagem. E é aí que a verdadeira empolgação começa, de acordo com Sarah AL-Amiri, a vice-gerente de projeto da missão nos Emirados Árabes Unidos.

"No coração, estou ansiosa pelas primeiras 24 horas após a separação. E é aí que vemos os resultados do nosso trabalho. É quando recebemos o sinal pela primeira vez, quando sabemos que todas as partes da espaçonave estão funcionando, quando os painéis solares são implantados, quando atingimos nossa trajetória e nos dirigimos para Marte", disse Amiri que também é Ministra de Estado das Ciências Avançadas.

Futuro

De acordo com Omran Sharaf, gerente de projetos da missão, a sonda Hope irá dar uma perspectiva especial sobre Marte.

"O que é único nessa missão é que, pela primeira vez, a comunidade científica de todo o mundo terá uma visão holística da atmosfera marciana em diferentes momentos do dia. E em diferentes estações do ano. Temos uma estratégia para contribuir com o esforço global no desenvolvimento de tecnologias e trabalhos científicos que ajudarão um dia se a humanidade decidir colocar um humano em Marte", afirmou.

E as ambições dos Emirados Árabes vão muito além. Eles tem o objetivo de construir uma colônia humana em Marte até 2117.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest