• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Professores na Suíça ganham muito mais que deputados do Brasil

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      17/01/19 às 15h51

Bem diferente do que acontece no Brasil, com os inúmeros benefícios e privilégios dos nossos representantes nos três poderes que governam o Brasil, na Suíça, os membros do parlamento não possuem tantas regalias, muito menos salários exorbitantes como vemos em terras tupiniquins.

Além do que, eles não têm aposentadorias, nem possuem veículos e transportes especiais, entre outros benefícios, também muito comuns por aqui. Em geral, os governantes suíços ganham menos do que um professor de lá e, basicamente, são um exemplo a ser seguido.

A Suíça não se orgulha só de seu chocolate

Aqui no Brasil, é muito comum vermos as pessoas indignadas com as dificuldades que muitos de nós enfrentam no dia a dia, com os baixos salários da esmagadora maioria dos brasileiros, enquanto nossos parlamentares desfrutam de boa remuneração e inúmeros privilégios, que parecem não fazer o menor sentido dada as configurações sociais que nosso país se encontram.

Na Suíça, os deputados chegam em veículos simples ao parlamento, pois não possuem carros oficiais, nem benefícios para transporte. O senador Joachim Eder exigiu que não fossem concedidas diárias em hotéis ou qualquer tipo de auxílio caso os parlamentares não precisassem passar a noite fora de suas casas. O que é bem diferente do que acontece em muitos países da América Latina, incluindo o nosso Brasil.

Eles não recebem auxílio moradia e, ao terminarem seus mandatos, deputados não têm acesso à aposentadoria. O nepotismo, contratação e favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, não é permitido. Exemplo de nepotismo é o Chile - onde o primo do presidente ocupa um grande cargo no governo e ainda recebe uma espécie de vale alimentação mensalmente.

Os ganhos

No melhor cenário, os deputados suíços poderiam ter ganhos anuais de cerca de 51 mil dólares. Isso caso eles participem de todas as sessões, porque seus salários depende diretamente do número de horas trabalhadas. O salário dos parlamentares pode ser menor do que um mecânico, uma secretária ou um carpinteiro, por exemplo. Mas, é equivalente ao que um açougueiro ganha.

Para um deputado "comum, o salário é inferior ao que recebe o presidente do parlamento. Anualmente, eles recebem aproximadamente 30 mil dólares - o mesmo que um artista circense ou um ajudante de cozinha e menos do que um professor que pode ter ganhos de até 100 mil dólares, em seu primeiro ano de trabalho.

Por tudo isso, a Suíça é hoje um grande exemplo na política. Essas pessoas desempenham funções públicas mas não vivem delas. Os parlamentares que compões a Assembleia Federal recebem por suas atividades, porém, sem renunciar suas atividades privadas, como outros empregos. E é por todos esses motivos que os suíços podem se orgulhar de todo o prestígio de sua democracia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+