• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Provar que essa cidade alemã não existe poderia ter te rendido 1 milhão de euros

POR Nádia Lima    EM Curiosidades      25/09/19 às 17h32

Você conhece alguém que more em Bielefeld? Você já esteve na cidade? Ou ainda, você conhece alguém que já visitou Bielefeld? A pequena cidade alemã passa por um problema peculiar: provar que existe. Se pudesse resolver esse dilema, há algum tempo, você poderia ter ganhado 1 milhão de euros.

Então, como alguém poder faturar uma grana tão fácil? Moleza! Provando que Bielefeld não existe. A oportunidade esteve aberta na internet. Aproveitando a onda de uma lenda, que supunha que Bielefeld era um mito, a cidade criou um concurso, que movimentou as redes e o turismo.

Para isso, a campanha de marketing #BielefeldMillion, foi lançada em agosto de 2019 e recebeu milhares de inscrições de todo o mundo, incluindo mais de 300 participações de vários países, como EUA e Rússia. O concurso recebeu poemas, fotos, quadrinhos e vídeos, além de até prováveis evidências, supostamente científicas, com argumentos nas áreas de matemática, física, lógica e história. Ainda assim, o prêmio permaneceu intocado.

O Acre brasileiro

Assim como nosso estado tupiniquim, a pequena cidade de Bielefeld sofre com esse estigma da não existência. Tudo começou com uma brincadeira. A verdadeira teoria da conspiração sobre Bielefeld surgiu em 1994. Na época, Achim Held, um estudante de computação, lançou a piada, ironizando a inexistência da cidade. O lugar não é conhecido por nada em especial - isso até a lenda urbana se espalhar.

Entrando na onda, o Escritório Federal de Geografia e Inspeção (BKG) da Alemanha, até confeccionou um mapa da Alemanha, no qual Bielefeld não aparecia. No twitter, o perfil da cidade chegou a replicar: "Primeiro dia de aula: o BKG infelizmente tem que ir para detenção".

Assim, para se aproveitar da notoriedade que a história ganhou, uma ação de marketing foi planejada, através de um concurso. Ao mesmo tempo, a cidade também celebrou, com festa, 25 anos de propagação da piada.

Além do concurso oficial, comerciantes locais também entraram na onda e reforçaram a premiação. Uma confeitaria, especialista em pudins, e uma fábrica de preservativos também ofereceram um milhão de seus produtos a quem pudesse provar a inexistência de cidade. Até um time de futebol, o Arminia Bielefeld, da segunda divisão, chegou a oferecer contratação de um craque, que tivesse argumentos convincentes.

Não existir também é existir

O dia da festa foi marcado pela inauguração de um monumento, para comemorar o sucesso da ação. Para isso, foi lançada um memorial, que conta até com um código QR que, quando digitalizado, direciona para o site oficial da cidade.

Ademais, o próprio criador da teoria da conspiração foi um dos convidados da comemoração. Ele se disse surpreso com a grande proporção, que a sua brincadeira tomou.

Assim, depois de tudo, o prefeito Pit Clausen, durante a cerimônia, declarou o fim da conspiração. Para ele, a cidade teve a existência comprovada e a conspiração de Bielefeld chegou ao fim.

A cidade

Em suma, Bielefeld está no oeste da Alemanha, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, fundada em 1214. Com cerca de 340 mil habitantes, é uma cidade muito tranquila. Também conhecida como polo universitário, com seis universidades. Até os anos 1990, o local não tinha grande notoriedade, até a teoria começar a se espalhar.

Próxima Matéria
Nádia Lima
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+