• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quais as semelhanças entre o Mysterio de Homem-Aranha: Longe de Casa e sua versão dos quadrinhos?

POR Letícia Dias    EM Notícias      09/07/19 às 14h36

Homem-Aranha: Longe de Casa chegou aos cinemas há poucos dias e já quebrou o recorde de estreia de Vingadores: Ultimato. Arrecadando U$ 27 milhões de dólares logo em sua primeira noite, o filme do aracnídeo promete fazer ainda mais sucesso. Já era esperado que o longa de Jon Watts chamasse a atenção do público, já que é quase um consenso todos adorarem o Peter Parker de Tom Holland. As primeiras impressões na sessão especial para os críticos também foram as melhores possíveis. Todavia, de qualquer forma, o triunfo imediato não deixa de ser surpreendente. Nas primeiras avaliações liberadas, um dos elementos mais elogiados da produção foi a química entre os personagens de Holland e Jake Gyllenhaal, o intérprete do antagonista. Mysterio é um vilão novo no MCU e não tão familiar para aqueles que não acompanham os quadrinhos do amigo da vizinhança, porém há muito potencial no personagem.

Em Longe de Casa, Mysterio é inicialmente apresentado como um novo herói. O sobrevivente interdimensional de um mundo destruído. O charlatão se apresenta como o mais novo e melhorado super-herói do MCU. Não demoramos a descobrir que não é bem assim. Assim como nos quadrinhos, seus efeitos especiais foram desmascarados e descobrimos que os monstros enfrentados pelo vilão não eram sequer reais. Ainda que o personagem de Gyllenhaal tenha sido desenvolvido sob uma perspectiva única, existem algumas semelhanças com sua versão ilustrada.

Mestre dos efeitos especiais

Assim como no filme, nos quadrinhos Mysterio também é inicialmente introduzido como herói e desmascarado mais tarde. Até mesmo sua conversa de ser "de outra realidade" é um referência à HQs mais recentes. Todas as suas habilidades são reveladas como truques de ilusionismo e até seus efeitos são parecidos com os apresentados nos quadrinhos. Embora o Mysterio do MCU não tenha ligação com a indústria cinematográfica, como sua versão dos quadrinhos, ele age como se fosse. A adaptação do vilão apresenta a característica de forma subjetiva.

Podemos perceber pela forma com que ele opera seus planos, como se fosse o diretor de um grande filme. Ele sabe elogiar sua equipe quando necessário, mas também pode ser mal-humorado e controlador. Assim como eles tem buscado apresentar o Homem-Aranha de uma forma mais realista, fizeram isso com o vilão. As entrelinhas do personagem original, no papel de Gyllenhaal, funcionam muito melhor do que uma adaptação direta.

Uma consequência relacionada à Tony Stark

Contrariando sua versão ilustrada, Quentin Beck não é apenas um mestre dos efeitos especiais que faliu. Na verdade, ele era um dos inventores das Indústrias Stark. O público chegou a ter contato com um de seus trabalhos anteriormente. A tecnologia dos hologramas utilizada por Tony Stark em Guerra Civil é obra de Beck. Ocorreram problemas com o chefe, os dois tinham visões diferentes para a utilização da tecnologia e o cientista acabou sendo demitido. Essa foi a motivação utilizada pelo antagonista para tentar roubar a glória de Stark após seu sacrifício em Ultimato.

O engraçado é que o vilão não está sozinho. Outros ex-funcionários de Stark se uniram à ele. Cada um dos amargurados utiliza suas especialidades para ajudar Mysterio em seu plano. No final, o antagonista não é apenas Gyllenhaal, e sim um grupo de pessoas. No entanto, a maior reviravolta do filme é que aparentemente o vilão morre. Ao tentar atingir o Homem-Aranha, Mysterio acaba provando do próprio veneno e é ferido fatalmente.

Ele realmente morreu?

Nos quadrinhos, sim. O vilão teve um fim trágico nas HQs, onde ele deu um tiro na própria cabeça. Embora a morte do Mysterio no filme tenha sido uma referência, não parece que o MCU desperdiçaria um vilão com tanto potencial de uma forma tão equivocada. Gyllenhaal surpreendeu ao entregar um performance onde foi capaz de harmonizar entre o tom brincalhão e o ameaçador. Por isso, existe uma chance de que Mysterio só esteja enganando Peter mais uma vez. Afinal, mentir é a alma do negócio.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+