icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Quais foram os piores desastres naturais de todos os tempos?

POR Isabela Ferreira EM Mundo Afora 04/12/17 às 13h55

capa do post Quais foram os piores desastres naturais de todos os tempos?

É comum que a natureza se rebele contra nós e mostre toda sua força. Ao longo dos séculos e de toda a história da humanidade, diversos desastres naturais já foram registrados. Alguns dos piores ocorreram há muitos anos atrás, fazendo com que os cientistas não saibam com exatidão o número de mortos e afetados. Por outro lado, os profissionais conseguem definir o quão devastador foram esses acontecimentos.

Mas é claro que não escapamos de coisas semelhantes nos dias atuais. Muitos foram os desastres já registrados desde o início do milênio. Evidentemente, alguns tem relação direta com o mau comportamento humano perante a natureza. Já outros aconteceram devido alguma influência temporal. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo os piores desastres naturais de todos os tempos. Confere aí!

1 - Furacão Katrina

Certamente você já deve ter escutado falar. É um dos piores desastres naturais já registrados em toda a história. Ocorreu no ano de 2005, deixando 1.836 mortos. Foi um número realmente muito alto de baixas. A tragédia acabou inundando os estados da Flórida, Louisiana e o Mississipi. No entanto, os piores danos somados ficaram em Nova Orleans. No geral, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas. Os prejuízos foram calculados em 81 milhões de dólares!

2 - Furacão Sandy

E o Sandy ganha o segundo lugar no que tange os desastres naturais mais caros para os Estados Unidos. Somaram cerca de  71,4 milhões de dólares em prejuízos. Embora tenha sido classificado como categoria 3, foi sem dúvida um dos piores, visto que atingiu as Bahamas, Nova York, Cuba, Canadá e Jamaica. Foi realmente horrível.

3 - Furacão Irma

Com certeza você ouviu falar do Furacão Irma. Foi um dos piores desastres naturais de 2017. Em forma de um ciclone tropical, atingiu diversas regiões, deixou milhares de feridos e um total de 134 mortos. Apenas para que você tenha uma ideia do quão devastador ele foi: os ventos atingiu os 295 quilômetros por hora! A tragédia aconteceu entre os meses de agosto e setembro, algo que ainda está bem vivo na memória de pessoas dos lugares afetados. O desastre tomou proporções tão intensas que chegou a ser nomeado de "furacão do século".

4 - Ciclone de Bangladesh

Embora não seja tão conhecido, também foi um dos piores desastres naturais já registrados. Aconteceu no ano de 1991, em Bangladesh, país da Ásia Meridional. Atingiu a categoria 4 de impacto e ventos de até 250 quilômetros por hora foram registrados. Estima-se que o nível do mar tenha subido em 6 metros, o que piorou ainda mais a situação. Cerca de 140 mil pessoas morreram e outras 10 milhões acabaram ficando sem teto.

5 - Pior erupção vulcânica - Tambora

Não há como falar em desastres naturais sem mencionar Tambora. A pior erupção vulcânica do mundo aconteceu neste lugar, situado na ilha de Sumbawa, Indonésia, no ano de 1815. Embora tenha acontecido há algum tempo, seus impactos podem ser sentidos ainda hoje. Quando o Monte Tambora explodiu, cerca de 5o quilômetros cúbicos de rocha foram lançados na atmosfera. Os sedimentos caíram em forma de cinzas, destruiu colheitas e matou inúmeras pessoas.

Como se já não bastasse, os restos vulcânicos ficaram presos na atmosfera e bloquearam a passagem do Sol. Isso causou um resfriamento global. Estima-se que 200 mil pessoas acabaram morrendo devido à erupção e aos desastres posteriores causados por ele.

6 - Terremoto de Shaanxi

A China conta com o mais terrível terremoto já registrado na história. Foi no dia 23 de janeiro de 1556 que ocorreu o terremoto Shaanxi. O abalo aconteceu em províncias próximas à região, atingindo os 8 graus na Escala Richter. O número de mortos alcançou os 830 mil! Imagine a proporção que isso tomou... Apenas para que você visualize melhor, as estimativas são de que 60% dos habitantes de províncias próximas tenham morrido.

7 - Inundações na China Central

Sim, esse realmente pode ser caracterizado como o pior desastre natural já registrado na história. Em julho de 1931, enchentes começaram a atingir a China Central, depois que o rio Yangtze transbordou. A partir daí, inúmeras inundações começaram a acontecer. A situação alcançou um nível catastrófico. Estima-se que 3,7 milhões de pessoas tenham morrido afogadas, doentes, ou famintas. Se você acha que esse número já assusta, os dados obtidos na época mostram que o número de atingidos foi de 51 milhões! Isso representa cerca de um quarto da população chinesa do período.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outros desastres naturais tão poderosos quanto os que mencionamos acima? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest