• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quais os produtos usados para substituir bebidas e drogas em filmes e séries?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      23/09/15 às 15h56

Efeitos especiais são normalmente realizados durante as filmagens de filmes, seriados, novelas e outras produções audiovisuais. Isso inclui o uso de adereços mecanizados, cenários, maquetes, tecnologia animatrônica, pirotecnia e efeitos de cena: a criação de vento físico, chuva, neblina, neve, nuvens, etc.

Fazer um carro parecer que está dirigindo por si ou causar a explosão de um prédio são exemplos de efeitos especiais mecânicos. Efeitos mecânicos são muitas vezes incorporados em cenografia e maquiagem. Por exemplo, um local pode ser construído com materiais facilmente quebráveis para melhorar uma cena de luta, ou maquiagem protética pode ser usada para fazer um ator parecer com uma criatura não-humana.

Existem também os efeitos óticos (também chamados de efeitos fotográficos). Elas são técnicas em que as imagens ou frames de filmes são criadas fotograficamente, ou seja, "na câmera". Um efeito óptico pode ser usado para colocar elementos em fundos diferentes.

Desde os anos 1990, imagens geradas por computador (CGI) chegou à vanguarda das tecnologias de efeitos especiais. Ela dá aos cineastas um maior controle e permite que muitos efeitos sejam realizados de forma mais segura e convincente com custos mais baixos. Como resultado, muitas técnicas de efeitos óticos e mecânicos foram substituídos por CGI.

Coisas extremamente simples em cenas de filmes e séries, também estão englobadas nos efeitos especiais. Por exemplo: filmes que usam drogas e álcool em cenas, não usam os produtos reais. Mas, o que é usado para simular as drogas e bebidas usadas em conteúdos audiovisuais?

Materiais inofensivos

46

Para que os atores não fiquem bêbados em cena, diversas técnicas são utilizadas para substituir as bebidas alcóolicas. Por exemplo, uísque falso é feito com bastante gelo e chá-mate. Produções brasileiras usam guaraná sem gás.

Bebidas destiladas transparentes como vodka são as mais simples de substituir. A produção usa água no lugar da bebida. Já os drinques coloridos são feitos com uma mistura de água, anilina de diversas cores e gelo. Já as cervejas são utilizadas em versões sem-álcool. A única exceção fica por conta do champanhe que são usados de verdade nas produções audiovisuais.

No caso de cigarros, as produções usam cigarros comuns, caso o ator seja fumante ou se disponha a fumar, ou, é usado um cigarro especial feito sem nicotina. No caso de maconha, depende da cena. Se for mostrado o cigarro já preparado, é utilizado apenas tabaco comum. Se for mostrado o cigarro de maconha sendo feito, é utilizado folhas de sálvia e tabaco comum.

No caso de cocaína, se a substância for só for mostrada em cena, é usado farinha de trigo peneirada ou açúcar de confeiteiro. Se os atores tiverem que cheirar a substância, é usado soro fisiológico em pó durante as cenas.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+