• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quais religiões mais cresceram e mais diminuíram de tamanho nos últimos anos?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      12/12/19 às 19h05

As religiões são uma forma de as pessoas entenderem ou buscarem respostas para algumas perguntas existenciais, que normalmente não são respondidas facilmente, como por exemplo, como surgiu a vida, o que acontece depois da morte e para onde vamos quando essa vida acaba.

Elas existem desde antes de Cristo. E durante a história da humanidade, muitas acabaram sendo apagadas ou até mesmo esquecidas, com o passar do tempo. No entanto, outras foram a fonte de inspiração de religiões com o maior número de praticantes atualmente.

A maior parte delas tem como princípio fundamental o monoteísmo, que é a crença na existência de um único deus, mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que as religiões cultuavam vários deuses, fazendo-lhes as mais diversas oferendas.

Independente da manifestação religiosa que alguém siga, todas elas merecem ser respeitadas igualmente e o nosso mundo tem uma grande diversidade delas. É acreditado que existam cerca de 10 mil religiões, em todo mundo, que têm seus ensinamentos baseados em diversos princípios éticos e de fé.

Muitas pessoas acham que, conforme o tempo vai passando, as religiões vão perdendo força. Mas essa ideia está longe de ser a verdade. As religiões vão sofrendo variações em seus números de adeptos. Algumas pessoas afirmam que o cristianismo está perdendo lugar para o islamismo. E numa primeira vista, isso pode parecer verdade.

Crescimento

 

Entre 1950 e 2015, segundo dados do censo, feito pelo World Religion Database,  a parcela da população mundial muçulmana aumentou de 13,6% para 24%. E a parcela cristã caiu de 35% para 33%. Mas essas tendências parecem ser diferentes, quando são discriminadas por região.

De acordo com relatório do Centro para o Estudo do Cristianismo Global, intitulado de "Status of Christian Christianity, o cristianismo está crescendo a uma taxa de 1,27%. E existe, atualmente, 2,5 bilhões de cristãos no mundo. Se separados em grupos, dentro do próprio cristianismo, os pentecostais são os que mais crescem, com uma taxa de 2,26%. E os evangélicos, não pentecostais, a 2,19%.

O mesmo relatório mostra que a porcentagem de pessoas, não evangelizadas no mundo, diminuiu. De 1900 para 2019, a porcentagem foi de 54,3% para 28,4%. Outras religiões também estão crescendo mais rápido do que o cristianismo. O Islã sobre por volta de 1,95%, o siquismo a 1,66% e os hindus aumentam em 1,30%. Esses números são ligados à populações, com maior taxa de natalidade. Então, a expectativa é que esses grupos continuem sua crescente, até 2050.

A taxa de ateus está caindo no mundo. De acordo com o estudo, em 1970, eram 165 milhões de ateus no mundo. E nesse ano, o número caiu para 138 milhões. E até 2050, a estimativa é a de que o número continue caindo e chegue a 130 milhões.

O agnosticismo teve uma pequena taxa de crescimento, cerca de 0,42%. Atualmente, são 716 milhões de agnósticos em 2019. E para 2050, a expectativa é a de que esse número caia para menos de 700 milhões.

Mudança de lugar

 

Em 1900, a maioria dos cristãos estava na Europa. Dois terços dos cristãos estavam vivendo no mesmo continente. Atualmente, a maioria dos cristãos está na América Latina e na África. Em 2050, espera-se que a Ásia também tenha um número maior de cristãos do que a Europa.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+