• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quais são as cores desses pontos? Sua visão pode ser enganada facilmente com esse desafio

POR Bruno Dias    EM Experiências      05/07/18 às 19h05

Problemas em identificar as cores e sons já surgiram outras vezes pela internet. Lembra do vestido azul e preto ou branco e dourado? Ou do recente 'yanny ou laurel'? Então, as variações pelas quais cada pessoa vê ou escuta uma coisa diferente da outra foram objeto de estudo de uma pesquisa realizada pela revista Science.

No experimento foi visto que nossa percepção com relação às cores e também à situações perigosas muda. Essa percepção afeta especialmente também nossa visão também.

A pesquisa feita por pesquisadores de Harvard e outras universidades consistiu em mostrar aos participantes 1000 bolas que iam de muito azul a muito roxo. Eles queriam que os participantes dividissem as bolas nas suas respectivas categorias. Nas primeiras 200 vezes os participantes dividiram os pontos quase que por igual.

Com o passar do teste os pesquisadores foram colocando cada vez menos bolas azuis. Ainda assim, os participantes continuaram com suas repostas anteriores. E ainda marcando como azul aquelas que antes eles tinham falado que eram roxas. Isso mesmo sabendo que as azuis tinham diminuindo.

Essa pesquisa não focou somente em cores. A mesma coisa foi feita com os participantes para que eles julgassem o rosto de pessoas. O intuito é que elas falassem se elas pareciam ou não ameaçadoras e se algumas dessas propostas eram éticas ou não.

Assim como com as bolas coloridas, mesmo reduzindo os rostos ameaçadores e as propostas não éticas, os participantes continuavam a ver o mesmo número. Os pesquisadores acreditam então que essa mudança de conceito induzida explica a visão das pessoas do 'copo meio vazio', ou seja a visão pessimista das pessoas. Mesmo com os problemas sendo diminuídos.

Se você quer saber mais sobre a pesquisa e entender mais o que acontece, dá uma olhada nesse vídeo da Science.

Próxima Matéria
Imagens Sciene
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+