icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quais são os insetos mais nocivos para os seres humanos?

POR Pietro Bottura EM Curiosidades 14/08/14 às 23h37

capa do post Quais são os insetos mais nocivos para os seres humanos?

É uma pergunta de difícil resposta, já que há 1 milhão de espécies catalogadas, e estima-se que 10x mais ainda não conhecidas. A classe Insecta, por si só, é responsável por 75% da vida animal na Terra. Com ferrões, garras, veneno, asas; minúsculos, silenciosos, indetectáveis, numerosos. Não são vilões, já que afetamos a eles muito mais do que eles nos afetam, mas é difícil não criar um certo rancor depois de ser picado, infectado e parasitado tantas vezes ao longo da vida.v

Se fossem do mesmo tamanho que nós, insetos personificariam os piores alienígenas possíveis, mas é justamente a sua pequena dimensão que faz desses habitantes os reais donos da Terra. Já que é impossível distinguir campeões entre tantas opções igualmente perturbadoras, dividimos 3 categorias, com 3 participantes cada, para disputar o ranking de nocividade ao homem. Qual desses é o que você odeia mais?

Transmissores

Aedes aegypti

O famoso mosquito da dengue, que pode ser comum ou hemorrágica e, segundo a OMS, afeta 100 milhões por ano. Reproduzindo-se em qualquer ambiente com água parada e humanos para picar, é um grande problema de metrópoles em épocas de chuva.

Anopheles darlingi

Primo do mosquito da dengue e causador da destruidora malária, segundo a OMS é a maior causa de problemas sociais e econômicos do mundo. O inseto serve como hospedeiro para parasitas da espécie Plasmodium, que afetam o homem.

Pastrongylus megistus e Triatoma infestans

Transmissores do Tripanosoma cruzi, que fica nas fezes dos insetos e causam a temível doença de chagas, que afeta 5 milhões por ano no Brasil. A morte pelos afetados com o chagas é lenta e dolorosa, e pode passar invisível por muitos anos. Os insetos em geral habitam casas com palha e barro, ingredientes comuns em construções ao norte do país.

Venenosos

Lonomia obliqua


Comum no Sul e Sudeste do Brasil, a taturana tem "pelos" que queimam e causam hemorragia interna, que pode levar à morte. São vistas andando em bandos sobre folhagens e cascas de árvore, onde muitas vezes crianças acabam sendo picadas.

Vespa-mandarina

Essa espécie gigantesca de vespa mata cerca de 40 pessoas por ano, e voa a 36 km/h. É comum no Japão, e existem mais de 500 diferentes espécies. Se vir uma dessa, na dúvida, corra. Rápido.

Apis mellifera

Sozinhas não são grande coisa, mas, como voam por aí em enxames, podem bombardear uma pessoa com veneno, que causa insuficiência renal e anemia aguda, podendo levar ao óbito.

Pragas

Bemisia tabaci

A famosa mosca branca, onipresente e já avistada na produção de mais de 506 espécies de vegetais. Os insetos se reproduzem dentro dos alimentos, liberando larvas.

Schistocerca gregaria e Locusta migratória


Gafanhotos, que, em nuvens, podem perambular e destruir plantações com a ajuda de até 50 milhões de animais. A praga bíblica é conhecida por sua rapidez e potência, consumindo até 80 toneladas de alimento diário.

Formigas Atta

Uma das piores pragas no Brasil, a saúva destrói folhagens, em especial em áreas com eucaliptos e pinheiros. Vivem apenas nas Américas, mas são conhecidas, também, por sua não-tão-mortífera porém dolorosa picada.


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest