• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quais são as sensações de usar 7 drogas famosas?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      23/05/17 às 16h20

As drogas podem causar diferentes efeitos para o nosso corpo. A maioria deles você já está cansado de saber: álcool nos deixa bêbados, nicotina vicia e prejudica o pulmão… Tudo isto é bastante conhecido, e é o que nos faz evitar (ou procurar) por elas. Mas as drogas podem trazer alguns outros efeitos que talvez você não conheça - coisas mínimas, que mesmo assim podem prejudicá-lo. Já que estamos falando em drogas, vocês já leram a nossa matéria com as 10 imagens brutais que mostram o antes e depois de pessoas que pararam de usar drogas?

Bom, tendo em mente que várias pessoas jovens por aí tem curiosidade em experimenta drogas, nós resolvemos fazer essa matéria com os efeitos e malefícios que cada droga pode trazer, e pegamos alguns depoimentos de usuários que falaram o que sentem quando usam a droga, falando a sensação e os efeitos que eles sentem no dia seguinte. Então, leitores, confiram agora a nossa matéria com as sensações que as pessoas sentem quando usam 7 drogas famosas:

1 - Heroína

A heroína é um opiáceo processado diretamente a partir dos extratos da papoula de ópio. A droga foi originalmente criada para ajudar a curar as pessoas da dependência da morfina. Ao cruzar a barreira hemato-encefálica, que ocorre logo após a introdução da droga na corrente sanguínea ,a heroína é convertida em morfina, que "imita" a ação das endorfinas, criando uma sensação de bem estar. A euforia da droga é descrita como um "orgasmo" centrado no intestino. um dos métodos mais comuns do uso da droga é através da injeção intravenosa.

2 - Cocaína

A cocaína é um alcaloide tropano cristalino que é obtido a partir das folhas da planta da coca. Ela é tanto estimulante do sistema nervoso central como um supressor eufórico de felicidade e energia aumentada. A droga é um potente estimulante do sistema nervoso central, e sendo assim, seus efeitos podem durar de 20 minutos a várias horas, isso depende da dosagem usada e da pureza da droga. Os sinais iniciais de estimulação são hiperatividade, inquietação, aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca e é claro, a euforia. A euforia pode ser seguida de sentimentos de desconforto e depressão, além do desejo de usar mais uma dose. O interesse e prazer sexual podem ser ampliadas, e os efeitos colaterais podem incluir espasmos e paranoia.

Depoimento de um usuário:

C. G., 28 anos

"A sensação de usar a cocaína é algo inexplicável. Ela traz uma sensação de poder incrível, isso sem falar em como as emoções ficam fortes quando você usa. Mas pouco tempo depois de usar, já dá aquela baixada na "onda" e você tem que mandar mais um pra voltar a sentir a sensação da droga. Até aí fica tudo ótimo, a coisa fica feia mesmo quando a droga acaba e você sente um vazio e a sensação de que sua vida está uma merda no outro dia."

3 - LSD

O LSD, também conhecido como papel, é uma das substâncias alucinógenas mais poderosas conhecidas. Bastante popular em baladas, a droga foi inventada em 1938 por Albert Hoffman, um químico suíço que estava em busca da cura para o resfriado. Uma gota do produto caiu em sua mão e ele começou a ter alucinações na volta para a casa.

A droga amplia a sensação sonora e visual do usuário, e até mesmo algumas sensações físicas e psicológicas são alteradas - por isso são tão populares em festas. Os estímulos visuais, no entanto, podem causar efeitos muito piores no usuário, como paranoia, confusão ou crise do pânico - ainda que nem todos sintam.

Depoimento de um usuário:

R. M., 34 anos

"O LSD é a droga que eu mais gosto de usar, são algumas horas de felicidade constantes que você dá risadas até doer a barriga. Parece que a minha audição sempre fica mais aguçada, e isso pode explicar porque as pessoas que usam "doce" gostam tanto de escutar música. Assim como todas as drogas que eu já usei, quando eu uso doce fico depressivo no outro dia, acho que é por causa do alto uso da serotonina, que no dia seguinte fica em falta no nosso cérebro."

4 - Êxtase

Inicialmente utilizado como medicamento psiquiátrico, o ecstasy também produz uma sensação de bem-estar, além de diminuir a ansiedade e o medo. Apesar de ser proibido em quase todos os países, é uma das drogas lícitas mais utilizadas em todo o mundo.

Como efeitos colaterais, o usuário pode sofrer de desidratação, o que pode levar à morte. O problema com a droga é o fato de que as indústrias clandestinas que produzem a substância cometem muitas falhas na produção, que aumentam ainda mais o risco. Os efeitos primários do MDMA incluem uma maior consciência dos sentidos, euforia, empatia, amor, felicidade, auto-consciência aumentada, sensação de clareza mental e uma maior valorização da música e do movimento. Alguns usuários tem maiores sensações táteis, tornando o contato físico com outra pessoa mais agradável.

Depoimento de um usuário:

A. M., 29 anos

"Dependendo da bala, se for das originais mesmo, sem ser essas porcarias produzidas no Brasil, trás uma sensação de amor e felicidade. Ao menos para mim, quando uso a droga, fico amoroso até com meus amigos, dou abraços e até falo o quanto eles são importantes para mim. São algumas horas de felicidade intensa, mas que depois que o efeito passa, levo um dia para voltar a colocar um sorriso no rosto, fico muito depressivo, mas acho que vale uma noite de felicidade em troca de um dia de tristeza."

5 - "pio

O ópio é um narcótico resinoso formado a partir do látex liberado por laceração das vagens de semente imaturos de papoulas de ópio. A droga contém 16% de morfina, um alcaloide de opiáceo (que é mais frequentemente processado quimicamente para produzir heroína para comércio de drogas ilegais).

O ópio foi gradualmente substituído por uma variedade de opióides purificados, semi-sintéticos e sintéticos com efeito progressivamente mais forte. Esse processo começou em 1817, quando Friedrich Wilhelm Adam Sertürner relatou o isolamento da morfina pura de ópio após pelo menos treze anos de pesquisa e um julgamento quase desastroso sobre si mesmo e outras três pessoas.

O ópio tem um potente efeito narcótico e anestésico, e pode ser fumado ou mesmo comido, bem como dissolvido em álcool e bebido. O láudano, como é chamado a bebida alcoólica que leva o ópio, se tornou famoso por seu uso pelos poetas do romantismo. Ele até se tornou uma bebida comum entre a classe trabalhadora.

6 - Maconha

A famosa maconha, ou melhor, cannabis, é um produto psicoativo da planta Cannabis Sativa. Os seres humanos tem consumido cannabis desde a pré-história, embora no século 20 houve um aumento no seu uso para fins recreativos, religiosos ou espirituais e medicinais. Estima-se que cerca de quatro por cento da população adulto do mundo usa cannabis anualmente.

A droga tem efeitos psicoativos e fisiológicos quando consumidos, geralmente a droga é fumada ou ingerida. Seus efeitos são psicodélicos e psicoativos, o usuário sente uma leve sensação eufórica, que pode ser intensificada dependendo do método de fumo ou mesmo pela quantidade da dose. Ela geralmente não é debilitante, exceto quando é utilizada em altas quantidades, o que pode causar confusão mental.

Depoimento de um usuário:

R. G., 26 anos de idade

"As pessoas tem a velha mania de comparar a maconha com drogas mais pesadas, como cocaína ou crack. Na verdade, vocês nunca viram alguém roubar para fumar maconha... Muito diferente das outras drogas, a maconha te faz dormir bem, comer bem e dar muitas risadas. É uma sensação de leveza e felicidade. O único problema é a preguiça que sentimos em fazer as coisas, essa sim é uma coisa da maconha que afeta a minha vida."

7 - Cogumelos Alucinógenos

Os cogumelos alucinógenos são fungos que contêm substâncias psicodélicas e ocasionalmente outras triptaminas psicoativas. Quando um cogumelo desses é ingerido, alguns dos efeitos são: fortes componentes visuais e auditivos, visões e revelações podem ser experimentadas, e o efeito pode variar do estimulante para angustiante.

São quase 200 espécies de cogumelos com propriedades alucinógenas, que contem aos princípios ativos psilocina e psilocibina, responsáveis pelos efeitos causados no usuários, que podem até levar a morte. O efeito é semelhante ao do LSD, embora seja com uma duração menor. Pode haver também uma ausência total de efeitos, mesmo com doses elevadas.

Depoimento de um usuário:

I.C., 19 anos de idade

Sem dúvidas é uma das drogas mais fantásticas, você sente uma sensação de alívio e prazer momentâneo, como se estivesse aonde queria estar,crises de risadas, olha para imagens, oque você quiser imaginar você imagina em uma imagem e em sons, logo depois do efeito dele, você fica com um cansaço semelhante ao da maconha.

Lembrando que a intenção dessa matéria, caros leitores, é justamente acabar com a curiosidade dos jovens em experimentar drogas e não incentivá-los a entrar para esse mundo. O uso das drogas pode levar a dependência, e isso é um problema grave. A necessidade de consumir uma substância pode fazer com que uma pessoa se torne agressiva e não meça esforços para conseguir a droga. Então, esperamos que essa matéria tenha saciado a curiosidade e que vocês não entrem no mundo das drogas.

Caso você tenha problemas com drogas e precise de ajuda, você pode procurar o Narcóticos Anônimos, uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. O objetivo deste grupo é levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. As reuniões são gratuitas. Você pode encontrar informações no site http://www.na.org.br/, encontrar o NA mais próximo de você ou simplesmente entrar em contato com o NA.

Gostaram do nosso conteúdo? Não esqueça de deixar seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+