• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual a diferença entre a visão humana e a visão dos pássaros?

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      17/10/19 às 15h23

A maioria dos seres humanos tem cinco sentidos, que nos ajudam a perceber o mundo ao nosso redor. A ciência já estudou novos sentidos, que podem mostrar que temos, até mais, que os cinco sentidos que conhecemos. Em suma, são alguns além do tato, paladar, olfato, audição e visão. Desses cinco, inclusive, a visão certamente é um dos mais utilizados e determinantes na nossa percepção das coisas.

Os olhos compõem um dos órgãos mais importantes dos seres vivos. São eles que nos proporcionam o vislumbre de tudo aquilo que nos cerca. Embora seja claramente possível viver sem enxergar, é algo que necessita de uma grande adaptação, pois é preciso que os outros sentidos fiquem muito mais apurados.

Além dos seres humanos, o sentido também é essencial para diversas outras espécies do reino animal. E existem até algumas máximas populares, com essa relação entre visão e o mundo animal. Como por exemplo, o dito popular que diz que alguém tem "visão de águia", quando enxerga muito bem.

E essa ditado não é à toa. O reino animal é bastante diverso quando o assunto é visão, isso porque os pássaros são criaturas muito especiais nesse sentido.

Por mais que cada pássaro tenha suas próprias características de trabalhar suas sensações, a visão deles é muito superior a que nós, seres humanos, possuímos. Principalmente, quando o quesito envolve cores.

Visão

Tanto é verdade que os pombos são os melhores detectores de cores, em todo o reino animal. Eles até já foram usados para missões de busca e resgate.

Mostrando de uma maneira ampla, esse gráfico exibe a faixa espectral da visão, tanto do homem quanto dos pássaros.

Os pássaros são tetracromatas. Isso quer dizer que eles veem quatro cores: azul, verde, vermelho e ultravioleta. E nós, os humanos, somos tricromatas, e ficamos sem o UV. E é exatamente essa diferença que faz com que, quando olhemos para alguma coisa, a enxerguemos de forma distinta, se comparado a como as aves também olham para a mesma coisa.

Nessas imagens, que ilustraram essa diferença, a cor magenta foi escolhida para representar o ultravioleta. E ela foi usada apenas para essa representação, já que a luz UV não tem cor.

Espectro

Joe Smith, um ornitologista, fez um estudo, que mostrou como a habilidade de ver todo um espectro diferente de cores, que são invisíveis para os humanos, dá um impacto grande na vida dos pássaros.

O estudo que ele fez, foi em 2007, e para isso, ele analisou 166 espécies de aves canoras norte americanas. Eles não pareciam ter diferença de cor entre os sexos. Da perspectiva humana, 92% das espécies, os machos e fêmeas eram idênticos.

Com o resultado dessa pesquisa, eles viram que os pássaros enxergavam, sim, diferenças entre os gêneros. Um exemplo é que o macho da espécie Icteria virens tem um peito amarelo, bastante óbvio, tanto para nós, quando para os próprios pássaros. Mas os próprios pássaros enxergam penas ultravioletas, que os diferem das fêmeas.

A prova disso foi quando os pesquisadores colocaram animais taxidermizados no habitat selvagem dos pássaros e os machos continuaram agindo normalmente. E rivalizavam com o machos e cortejavam as fêmeas como se eles conseguissem ver algo que os pesquisadores não conseguiam ver.

Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Imagens Hypescience
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+