• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual a distância máxima que nossos olhos conseguem enxergar no horizonte?

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      26/09/19 às 16h28

Em poucas palavras, para uma pessoa de um metro e oitenta de altura, o horizonte fica a pouco menos de 5 km. Em suma, a distância do horizonte, ou seja, o ponto mais distante que o olho pode ver, antes da Terra se curvar sob nossa visão, depende simplesmente da altura do observador.

Para entender melhor, vamos visualizar a seguinte situação. Imagine, por exemplo, que você está no topo do Monte Everest, que possui cerca de 8.848 metros de altura. O horizonte, no caso, estará a 370 quilômetros de distância. Agora, se adicionarmos o efeito de refração, o qual os raios de luz inclinam à medida que eles passam pela atmosfera, o sensação de distância seria ainda maior.

Frio

E se excluirmos a questão da altura e passamos a analisar o clima frio? Bom, o clima frio aumenta consideravelmente a quantidade de refração atmosférica. E como fica a questão da distância nesse caso? Em suma, em um local particularmente gelado, como a Antártica, por exemplo, as pessoas conseguem ver centenas de quilômetros de distância.

Além disso, como as nuvens pairam acima do nível do solo, elas podem ser vistas a distâncias maiores do que as da superfície da Terra. Em contrapartida, da mesma maneira que o clima ajuda a visão a alcançar distâncias maiores, pode também prejudicar.

O nevoeiro e a luz dispersam, por exemplo, podem limitar bastante a visibilidade. Consequentemente, limita também a relação de distância. Agora, e se complicarmos um pouco mais agora? Como? Simples: por que a Lua parece maior quando está no horizonte?

O astro

Então, você já olhou pra lua, quando está cheia, e sentiu que ela parece maior quando está no horizonte, do que quando está no alto do céu? Sim, verdade? Tal questão foi debatida por milhares de anos. Isso mesmo, milhares de anos.

O questionamento, em suma, é um mito popular que data do século IV antes de Cristo. E, graças a Deus, foi desvendado recentemente. Basicamente, a lua apenas parece maior, no entanto, o que vemos é um efeito conhecido como compressão.

A refração atmosférica faz com que o satélite pareça ligeiramente menor no eixo vertical quando está no horizonte. Isso se compararmos com o tamanho que ele parece ter no momento em que está no alto do céu.

Essa refração, combinada com o fato de que a Lua está quase 7.000 quilômetros mais distante quando está perto do horizonte, faz com que o astro pareça 1,5% menor quando está no horizonte.

Em suma, isto nada mais é do que uma ilusão de ótica. Quer tirar a prova dos 9?

Teste

Você pode verificar tal fato. Para isso, basta utilizar um par de pinças ou uma régua, para medir o diâmetro da Lua no horizonte. Em seguida, quando ela estiver no alto do céu, realize o mesmo processo. Ah, observação importante. Assegure-se de que as pinças ou a régua estejam na mesma distância dos seus olhos, quando você realizar as duas medições.

Caso consiga uma certa precisão, você verá que o resultado é o mesmo nas duas medições. O que elimina o fato da Lua parecer duas vezes maior para o seu cérebro, quando você a vê no horizonte. Viu só? Ilusão de ótica.

Próxima Matéria
Via   gizmodo     live science  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+