icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Qual a profissão mais antiga do mundo?

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      17/06/15 às 15h44
capa do post Qual a profissão mais antiga do mundo?

Todo mundo já parou pra se perguntar, qual seria o ofício mais antigo da história da humanidade. Desde os primeiros australopithecus, que possuem registros e evidencias de sua existência datados de cerca de 4 milhões de anos, o ser humano passou por diversos tipos de evoluções e adaptações, e foi aprendendo a se sobressair-se de situações adversas relacionadas a ameaças de outros animais, mudanças climáticas, alimentação, entre outros fatores que os colocavam em risco.

Muito antes de surgir o próprio dinheiro, foi necessária a aprendizagem de técnicas de sobrevivência que ao longo dos anos foram tradicionalmente encaradas como profissão, entre elas a agricultura, a carpintaria, e até mesmo a de professor, afinal, até mesmo para as outras profissões anteriormente citadas, deveria automaticamente existir um mestre ou mentor para lecioná-las a alguém mesmo que de modo informal.

Na visão voltada para a religião cristã, a primeira profissão do ser humano, foi a de lavrador (Gênesis 3.23) que surgiu posteriormente à expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, como punição divina, por ambos terem comido do fruto do conhecimento, sendo então passada adiante para Caim, o filho de Adão e Eva que matou Abel, seu próprio irmão (Gênesis 4.2).

Há quem diga popularmente que a prostituição é a profissão mais antiga da humanidade, e não se sabe ao certo os motivos, mas em diversas vertentes religiosas e espirituais ao redor do mundo, existem menções a prostituição sendo empregada de modo pioneiro como área de atuação, mesmo que de modo banalizado em várias dessas doutrinas. E de acordo com a mitologia suméria de Gilgamesh datada de 2.500 a.C. e considerada a narrativa épica mais antiga do mundo, existia uma prostituta chamada Shamhata que teve participação importante no contexto dessa história. As mulheres babilônicas antes de se casarem deveriam servir como prostitutas no templo de Ishtar, deusa do amor,  relacionando o ato sexual à fertilidade, colheitas e fartura.

Sob a ótica da Idade Antiga e Idade Média onde começou a surgir e a se propagar o escambo e posteriormente a representação monetária, existiam tradicionais profissões e que entraram uma profunda adaptação como o carniceiro que caçava animais, matavam-nos e os vendiam executados o que ao longo dos anos foi se tornando o que hoje entende-se por açougueiro, por exemplo.

É inconclusivo delimitar qual a profissão mais antiga do mundo,  mas de acordo com as diferentes visões a respeito desse tema é possível dizer que elas iniciaram de modo rudimentar e sem a existência de dinheiro, movidas e relacionadas a sobrevivência, ou a algum outro tipo de interesse até mesmo voltados para o lado mistico.


Próxima Matéria
avatar Eduardo Coelho
Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest