• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual a diferença entre menta e hortelã?

POR A Redação    EM Curiosidades      27/07/14 às 12h40

Menta e hortelã são nomes diferentes para diferentes plantas, porém ambas do mesmo gênero, o Mentha. Os pés da planta de espécie Mentha piperita são chamados de hortelã e os de espécie Mentha spicata são chamados de menta. Existem entre 25 a 30 espécies naturais de plantas desse gênero, sem contar as que são sintetizadas pelo homem. Devido a semelhança, as outras espécies são chamadas popularmente pelos nomes mais conhecidos: menta e hortelã.

As espécies desse gênero cruzam facilmente, o que faz com que até os biólogos se confundam na hora de saber qual espécie é qual. Embora o sabor das duas plantas sejam bastante parecidos, a hortelã costuma ser a mais usada quando o assunto é culinária no Brasil, devido a hábitos culturais da própria população brasileira.

Visualmente é possível diferenciar as duas plantas, pois a hortelã é mais áspera, com um verde-escuro mais intenso e um caule mais para a cor do roxo. Já a planta que chamamos de menta é mais lisa e com um formato um pouco mais pontiagudo.

mentha-piperita-mentha-spicata-300-final
Hortelã a esquerda e menta a direita.
Próxima Matéria
A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+