• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual é a cidade que mais chove no Brasil?

POR Diogo Quiareli    EM Natureza      19/11/19 às 14h26

Sol, chuva, baixa umidade e alta umidade. Cada pessoa gosta de um tipo de clima diferente e isso não é problema. Na hora de escolher uma cidade para passar as férias, há quem opte pelas praias tropicais. Com isso, escolhem automaticamente onde faz muito sol. Por outro lado, existem pessoas que preferem a chuva, o frio, no geral, e até mesmo a neve. E por falar em chuva, você sabe qual é a cidade mais chuvosa do país? Sabendo disso, é possível até mesmo optar por uma visita nas próximas férias, para sair desse calor que domina no Brasil.

Após uma análise em séries históricas de chuvas em mais de 400 estações meteorológicas da região amazônica, foi possível dizer qual é a cidade mais chuvosa do Brasil. Esse título é de Calçoene, no Amapá. A cidade foi identificada como a mais chuvosa do Brasil. Há uma precipitação média anual de 4.165 mm. A análise desses dados foi realizada, em 2006. O estudo foi levantado pelo pesquisador, Daniel Pereira Guimarães, que atua na área de agrometeorologia da Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária. Essa organização está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A cidade que mais chove

O município possui apenas sete mil habitantes e fica no extremo norte do nosso país. Mais precisamente, está na região do Oiapoque. Calçoene abrange uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros quadrados. Anteriormente, era citada a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Irapanhaú, como a mais chuvosa do país. Era uma média anual de 3.600 mm de chuva. De acordo com Daniel Guimarães, a falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração, limitava esses estudos.

Foi a partir da criação da Agência Nacional das Águas, que surgiram os bancos de dados. Esses bancos continham milhares de séries históricas, em todos os estados da federação. O pesquisador ainda afirma que já era natural esperar que, na Região da Amazônia, ficasse o lugar mais chuvoso do país. Ainda de acordo com Daniel, a caracterização do clima de uma região deve se basear em dados consistentes e coletados. Essa coleta deve ser feita por, pelo menos, 30 anos. Foi isso o que aconteceu com a estação de Calçoene.

Chuva intensa

Para se ter uma noção da quantidade de chuva no local, no ano de 2000, o registro foi grande. Naquele ano, registraram quase sete mil milímetros de chuva. A pesquisa ainda permitiu a elaboração de um novo mapa de precipitação na região amazônica. Isso mostra que existe uma grande variação dos padrões de distribuição de chuvas. Roraima, por exemplo, apresenta áreas no nordeste do estado, onde a precipitação é muito abaixo da média nacional. Em Calçoene, a distribuição de chuvas mostra uma concentração ainda maior, entre os meses de maio e julho, quando nos demais lugares do país, é entre janeiro e abril.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia qual era o local mais chuvoso do nosso país? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+