• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual é a maior distância percorrível da Terra?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      05/12/19 às 15h48

O planeta Terra tem, no total, 6 continentes, uns maiores do que outros, e 193 países, segundo a Organização das Nações Unidas. Então, não é difícil imaginar que o planeta seja enorme. Pensando nisso, vem uma dúvida, que muita gente nunca parou, para pensar a respeito. Mas, tendo em vista o tamanho do nosso planeta, qual é a maior distância percorrível da Terra? É bom saber, vai que um dia, você passe por uma crise existencial e simplesmente decida abandonar tudo, para atravessar o planeta inteiro de um extremo a outro.

Imagine só que aventura não seria. Porque para percorrer todo o planeta, você teria que passar por inúmeros países e diversos continentes, ou seja, seria algo realmente espetacular. E para chegar até a linha de chegada, você enfrentará muitos desafios. E o canal do YouTube, RealLifeLore decidiu fazer a sua própria estimativa da distância percorrível mais longa, usando o Google Maps.

A viagem

Essa trilha é, para você, que sempre quis viajar o mundo inteiro. Cruzar um extremo ao outro do planeta, pode ser a viagem da sua vida. Embora seja muito provável que você não chegue até a linha de chegada, por inúmeros motivos. Mas principalmente, porque encontrará diversas coisas, tentando matá-lo pelo caminho.

Nesse vídeo, o YouTuber do canal RealLifeLore decide mostrar qual a maior distância percorrível entre dois pontos na Terra. É claro que pulando qualquer mancha de água que possa exigir algum tipo de embarcação. O canal que tem o intuito de responder "perguntas que você nunca fez". E dessa vez utilizou o Google Maps para chegar até a sua estimativa de distância percorrível na Terra. Como esperado, durante essa aventura, houve alguns ajustes manuais na rota, justamente para contornar pontos intransitáveis pelo caminho.

A distância

Mas afinal, qual é a maior distância percorrida pela superfície da Terra? De acordo com esse aventureiro, a resposta é 14.334 milhas. Sim, mas é difícil colocar essa figura de 14.334 milhas em um contexto palpável. Para facilitar o entendimento, o RealLifeLore afirma que esse valor equivale à distância entre a base e o topo do Monte Evereste multiplicado 14 vezes. Ou seja, é realmente muito coisa. Isso é mais da metade da circunferência total da Terra, que é 24.9101 milhas.

Agora, em termos de tempo, essa jornada, de um extremo a outro do planeta, levaria cerca de 194 dias de caminhada ininterrupta. Em um ritmo normal, considerando pausas para descansar, cerca de 20 quilômetros por dia, ou seja, levaria mais de três anos para cruzar a Terra.

No entanto, não é a distância ou o tempo que é o mais desencorajador dessa jornada. O verdadeiro problema vem mesmo dos animais, do clima e alguns imprevistos pelo caminho. Nessa viagem, você teria que percorrer o Zimbábue, que abriga nada mais nada menos do que uma das cobras mais mortais do planeta. Em Uganda, você estaria viajando por um país com o maior número de casos de malária registrados no mundo.

Ao adentrar o Sudão do Sul, você estaria entrando em um dos países mais perigosos do mundo. Um pouco mais ao norte, você passaria pelo Saara. E lá sim, o clima seria o seu pior inimigo, já que as temperaturas podem chegar até 46°C. Depois disso tudo, vocês ainda passarão por outros países e climas extremos. E isso inclui a Síria, um país devastado pela Guerra, e a Rússia, que pode reduzir as temperaturas a -38°C.

Impossível não é, mas seria um desafio e tanto, se você conseguisse passar por tudo isso, quem sabe não teria o seu nome, no livro dos recordes.

Próxima Matéria
Via   Nerdist  
Imagens Nerdist
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+