• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual é a origem da lenda da cegonha?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      30/10/19 às 12h11

Alguma vez, durante sua infância, alguém já disse que a cegonha te entregou em casa, quando era um bebê? Hoje em dia, você já falou isso para alguém? É bastante comum ver essa associação em filmes, peças de teatros e, é claro, na literatura. Mais do que isso, nos desenhos animados, afinal, não passa de uma história para crianças. De acordo com esse conto, as cegonhas são responsáveis por trazerem bebês recém-nascidos para os casais. É um pássaro grande e bastante desengonçado, que segura a criança pendurada em um pano com seu bico.

O bebê permanece quietinho, até que seja desenrolado pela nova família. Assim como tudo o que vemos, questionamos o porquê. Você já se perguntou a origem desse mito ou até mesmo quem foi a primeira pessoa a acreditar, que a cegonha seria a responsável por trazer as crianças para seus lares? Bom, pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e agora expôs a origem do conto da cegonha. Confira conosco a seguir, e não se esqueça de mandar seu comentário, pois o seu feedback é muito importante.

Origem da lenda da cegonha

Acontece que, no folclore de várias culturas, as pessoas mantêm a crença de que a movimentação das cegonhas pode estar associada à coisas que acontecerão no futuro. Assim sendo, os diferentes tipos de movimentos, que são realizados pelas cegonhas, indicam que alguma coisa está para acontecer. Sendo assim, podemos dizer que a ave é vista como uma vidente bastante enigmática, né? Basicamente isso! Foi a partir disso, que começaram a associar o pássaro com a maternidade, ou melhor, com a entrega de bebês.

Principalmente em países no ocidente, algumas crenças se sobressaíam. Uma delas é de que se uma pessoa visse uma cegonha no telhado de uma casa, aquele lar, provavelmente, estaria prestes a receber a chegada de uma nova vida. Isso quer dizer algo óbvio: um bebê logo estaria habitando aquele lugar. Foi então que começaram a fazer à associação que todos conhecemos hoje. A cegonha passou a ser o símbolo da chegada de uma nova criança em algum lar. Mas onde teria começado essa crença? Bom, falamos.

Onde surgiu a crença?

Ao que parece, essa crença nasceu em alguns vilarejos na Holanda. Conforme a população do local aumentava, a quantidade de casas, que foram construídas ao redor da vila, também aumentava. Era algo conjunto, digamos assim. Com isso, existiam cada vez mais telhados para que as cegonhas, que eram comuns na região, fixassem pouso durante seus passeios diários. Conforme o número de pessoas aumenta, mais aumentam os nascimentos, não é mesmo?

E assim, concluíram que as pessoas da aldeia eram mais visitadas por cegonha, assim trazendo os bebês. Existem ainda outras teorias da origem, como uma que atribui o fato ao interior da Alemanha. Essa afirma que a relação é proveniente de uma denominação de duplo sentido que a cegonha recebeu por causa de uma semelhança nominal. Essa teria sido com uma gíria da época para o apêndice do homem.

E então, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando que seu feedback é essencial para nós, afinal, é o que nos faz crescer.

Próxima Matéria
Via   Mega Curioso     Super Curioso  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+