icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Qual é a cor de um espelho?

POR Júlia Marreto EM Ciência e Tecnologia 12/05/16 às 18h40

capa do post Qual é a cor de um espelho?

O espelho é um item que usamos diariamente e já se tornou tão comum que raramente olhamos para ele de verdade, o importante mesmo, na correria do dia a dia é ver nosso reflexo e se está tudo ok! Mas será que em algum momento da vida você já parou para se perguntar como são feitos os espelhos? E a verdadeira cor deles? Afinal, o que vemos são cores e imagens que ele reflete.

Um espelho é produzido à partir de camadas de metal e vidro, boa parte dos fabricantes utiliza em torno de três camadas. Primeiro se utiliza uma camada de metal que é super-polida, responsável por refletir a luz, há uma segunda camada que é pintada de cor preta, tem como objetivo absorver a luz, impedindo que ela se dissipe através da anterior, e a terceira é a de vidro, que protege a película de metal. Os espelhos refletem em torno de 90% da luz captada.

Sua produção inicia-se pela limpeza e polimento do vidro, depois aplica-se uma camada de prata mistura à produtos químicos, a terceira etapa consiste em pulverizar a camada de tinta preta, atrás da prateada. Como citamos acima. Com esse processo concluído, o material é encaminhado para uma estufa, na qual a tinta seca completamente. Quando acabado, o espelho já está concluído, com uma superfície completamente lisa. A partir daí os formatos e tamanhos variam de acordo com a necessidade da produção e do cliente.

O vídeo acima mostra uma produção de espelhos, confira!

Qual a cor dos espelhos?

A maioria das pessoas acreditam que os espelhos possuem a cor prateada, provavelmente por causa das substâncias utilizadas para produzi-lo, como metal e alumínio; talvez até poderíamos dizer que eles são da cor daquilo que refletem. Devemos pensar que, fisicamente falando, tudo no mundo é exatamente da cor que não absorve, por exemplo, uma laranja absorve todas as cores, menos a cor laranja.

Pensando assim, um espelho por, teoricamente, refletir todos os raios de luz que a ele alcançam deveria ser branco. O problema é que eles não refletem a luz de forma difusa e sim, especular. De qualquer maneira, esse fato só seria possível se houvessem espelhos perfeitos, o que não existe, pelo menos não no nosso mundo.

Como falamos anteriormente, os espelhos refletem apenas 90% da luz que chega até ele, os outros 10% são quase imperceptíveis. Agora, se olharmos bem para um espectro de luz refletido poderemos observar que ele melhor refletirá na cor verde. É muito, muito suave, mas é levemente dessa cor.

Para comprar essa teoria basta fazer um experimento, coloque dois espelhos, frente a frente, formando um tunel de espelhos. Ao se refletirem irão refletir as luzes que incidem em cada um, dessa forma em cada reflexão um pouquinho de luz é perdida, mas a cor verde será predominante, facilmente vista em reflexões mais distantes.

E aí pessoal, gostaram da matéria? Sugestões, dúvidas e correções? Não se esqueçam de comentar coma gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest