icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Qual é a idade ideal para a mulher ter filhos, segundo a ciência?

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 02/01/17 às 18h37

capa do post Qual é a idade ideal para a mulher ter filhos, segundo a ciência?

Primeiramente queremos deixar claro isso não é uma regra, cada um tem filhos no seu tempo e quando bem entender, apenas queremos informar para vocês em qual idade a mulher está com o corpo ideal para ter filhos. Bom, segundo um novo estudo que revelou que ser mãe aos 35 anos pode ter vários e vários benefícios. Por falar em engravidar, vocês já leram a nossa matéria que mostra o que o bebê sente quando a mãe faz sexo na gravidez?

A  medida que os anos vão passando, nós vamos avançando economicamente e culturalmente em nosso meio, e o mesmo acontece com a idade média para as mulheres se tornarem mães. E isso não é apenas uma moda, as mulheres nessa idade costumam se sentir mais seguras e resolvidas, pois normalmente já se garantiram na carreira e já fizeram algumas, digamos assim, loucuras durante a vida.

O critério sobre a idade ideal para ser mãe evoluiu com o tempo, na década de 1960, por exemplo, considerava-se ideal a faixa entre os 18 e 25 anos. Porém, várias pessoas afirmam que a idade ideal para a primeira gravidez seja dos 20 aos 30 anos. O universo feminino mudou muito, as mulheres foram para as universidades e começaram a disputar o mercado de trabalho com os homens. Além disso, métodos anticoncepcionais foram desenvolvidos e lhes permitiu definir a melhor hora para engravidar. Diante disso, algumas mulheres escolhem ter filhos apenas depois dos 35 anos de idade.

Se formos analisar historicamente, a gravidez após os 35 anos de idade pode ser considerada de risco, embora a ciência esteja descobrindo novos benefícios relacionados a gravidez em idades mais avançadas. O fato é que um novo estudo, realizado na Universidade do Sul da Califórnia, afirma que ser mãe depois dos 35 anos melhora a capacidade mental da mulher.

Nesse estudo, os especialistas fizeram vários testes em 830 mulheres na idade da pós-menopausa. Eles descobriram que essas mães tiveram melhores resultados em testes de acuidade mental, resolução de problemas e habilidades verbais, em comparação com aquelas que foram mães entre os 15 e 24 anos.

Isso pode estar relacionado com o aumento de hormônios que ocorre durante a gravidez, que se pudesse de alguma forma afetar o funcionamento do cérebro, porém, depois dos 35 anos de idade, eles operam de uma forma positiva. Isso significa que as mulheres que se tornam mães mais velhas podem ter melhor função cognitiva.

Mesmo assim, não existe idade certa para ser mãe, cada um tem a sua decisão e se torna mãe quando achar que está preparada. O que realmente importa é ter saúde para que sua gravidez possa ocorrer com segurança.

Mas e aí, caras leitoras, acham que engravidar aos 35 anos pode realmente ser melhor? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest