• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual é o assento mais seguro de um avião?

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      22/11/19 às 11h21

Acidentes de avião, ao que parece, são excepcionalmente raros. Entretanto, como demonstrou a recente falha do motor no voo 1380 da Southwest Airlines, ainda assim, é possível algo dar errado.

No acidente, o motor do avião se desintegrou, pulverizando estilhaços que despressurizaram o avião. O piloto, então, foi forçado a fazer um pouso de emergência na Filadélfia. O incidente ocasionou a morte de um passageiro. Essa foi a primeira fatalidade de uma companhia aérea americana, em mais de nove anos.

Devido ao acontecimento, queremos fazer a você, leitor, a seguinte pergunta: aonde você, geralmente, se senta em um avião?

O melhor assento

[video width="640" height="360" mp4="https://www.fatosdesconhecidos.com.br/wp-content/uploads/2019/11/TediousBoilingBug-mobile.mp4"][/video]

No raro caso de um avião cair, pesquisas indicam que o lugar mais seguro é em um assento do meio. Ou seja, perto da parte traseira de um avião.

Geralmente, não se realizam muitos testes de colisão, com aviões a jato. Entretanto, em 2012, especialistas decidiram utilizar um Boeing 727 para tal. A aeronave foi preenchida com manequins e câmeras. O teste de colisão foi realizado em um deserto do México.

Ali, os especialistas simularam um pouso de emergência. Durante o teste, a frente do avião se mostrou o pior local para escolher um assento. E por quê? Bom, a cabine do piloto foi arrancada.

Além disso, alguns dos assentos da frente voaram metros de distância. O impacto, a chicotada e a destruição da frente do avião mostraram que passageiros poderiam se ferir seriamente ou até mesmo morrerem.

Os assentos que voaram são os de primeira classe, os assentos mais desejáveis. Os passageiros, ou melhor, manequins, que estavam na parte dianteira, sofreram ferimentos leves. A maioria dos ferimentos foram ocasionados na cabeça.

Entretanto, os passageiros que sofreram tais ferimentos não estavam utilizando cintos de segurança. Mas, no geral, todos, praticamente, sobreviveriam.

Análises

De acordo com uma análise da revista Time, sobre o Banco de Dados de Acidentes de Aeronaves CSRTG, da Federal Aviation Administration, nesses incidentes, o índice de mortalidade daqueles que se sentam na parte traseira é de 32%

Já entre aqueles que preferem os assentos intermediários, próximos à parte traseira, o índice de mortalidade é de 28%. Os passageiros que estão habituados ao terço médio do avião, a taxa de mortalidade é de 39% e os assentos do corredor, no meio dos aviões, têm a taxa de mortalidade é de 44%. Por fim, a taxa de mortalidade daqueles que escolhem os assentos localizados no terço da frente do avião é de 38%.

Embora alguns especialistas acreditem que os assentos do corredor podem ser mais seguros que os do meio, ou da janela, a análise da Time descobriu que, os do meio são os menos seguros. E os assentos do meio, que estão localizados na parte de trás, ao que parece, são os mais seguros.

Em contrapartida, é importante ressaltar que as falhas que ocasionam acidentes são diferentes. Ou seja, se a parte de trás de um avião atingisse o chão primeiro, provavelmente seria mais seguro estar sentado na frente. Entretanto, de acordo com os dados analisados, as pessoas que se sentem na parte de trás possuem maiores chances de sobreviver.

Vale a pena reiterar que as chances de morrer, em um acidente de carro, são de 1 em 112, quase 1%. As chances de morrer em uma queda de avião são de 1 em 8.000, cerca de 0,0125%. Agora, de todas as formas, reserve um desses bancos traseiros, não custa nada.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+