• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual é o buraco negro mais próximo da Terra?

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      04/11/19 às 15h59

Os buracos negros estão entre as coisas mais curiosas e interessantes do universo. Mas você sabe o que é isso e qual a distância dos mais próximos do nosso planeta? A princípio, segundo a Teoria da Relatividade Geral, um buraco negro é uma região do espaço onde nada, nem mesmo as partículas que se movem na velocidade da luz, podem escapar. Isso porque sua velocidade é bastante inferior à velocidade de escape dos corpos celestes densos. Esses buracos são causados após o colapso gravitacional de uma estrela massiva, com pelo menos 30 vezes a massa solar em uma supernova. Isso, logo após, desaparecerá, assim dando lugar ao que a Física conhece como singularidade.

Muitos se perguntam qual a distância de um desses buracos e porque o nosso planeta não é sugado por um. Provavelmente, seria o fim da vida humana, mas não há com o que se preocupar. Com base nessa dúvida, nós, da redação da Fatos Desconhecidos, decidimos pesquisar um pouco mais a fundo. Buscamos a distância do buraco negro mais próximo ao nosso planeta. Confira conosco e surpreenda-se.

Buraco negro

Apesar de serem considerados o símbolo da completa desolação e desespero, os buracos negros merecem mais respeito. Isso, é claro, segundo os estudiosos espaciais. Essa exigência foi feita porque eles simplesmente não podem ser Instagrammed. Bom, veja melhor, os buracos negros são extremamente poderosos. Nem mesmo a luz pode escapar deles, segundo o Universe Today, pois a força gravitacional é enorme. Isso quer dizer que, se você chegar perto o suficiente para um grama, será completamente esmagado até se tornar apenas um pequeno ponto. Se não isso, poderia ser esticado como um elástico antes de virar cinza e poeira.

Isso causa medo, né? Mas não precisa, pois a maioria dos buracos negros ameaçadores está longe demais para representar ameaça real à humanidade. No entanto, há sempre um que está mais próximo, né? Como sabemos, os buracos negros supermassivos existem em quase todas as galáxias e isso não diferente na nossa. Nossa galáxia possui um buraco supermassivo no centro, chamado Sagittarius A*. O buraco está a 27.000 anos luz da Terra. Existe ainda um na região central da Galáxia de Andrômeda, 2,5 milhões de anos-luz.

Curiosidade sobre buracos negros

Bom, essa curiosidade extra é bastante intrigante. Primeiramente, buracos negros não são exatamente "buracos". Eles são pontos muito densos, chamados singularidades, e são totalmente invisíveis a olho nu. Os buracos negros são o que restou do compacto de uma estrela em colapso. Geralmente, são supernova de massa estelar muito grande. Essas supernovas são pelo menos 20 vezes mais massivas que o Sol local. Esse morre silenciosamente sem muito barulho de buracos negros. Provavelmente, desbotam em uma anã branca e isso pode acontecer por pelo menos outros quatro ou cinco bilhões de anos.

Bom, essa foi a nossa matéria sobre buracos negros. Assim sendo, trouxemos algumas curiosidades gerais e até mesmo a distância do buraco negro mais próximo do nosso planeta. Como falamos antes, esses estão entre as coisas mais curiosas do universo e provavelmente novas informações surgirão com o tempo. Muito obrigado e não se esqueça de comentar pra gente, afinal, sua interação é muito importante.

Próxima Matéria
Via   Galeria do Meteorito     Grunge  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+