icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Qual é o país com o maior número de ateus do mundo? E o mais religioso?

POR Júlia Marreto EM Entretenimento 18/08/16 às 16h49

capa do post Qual é o país com o maior número de ateus do mundo? E o mais religioso?

Uma pesquisa realizada pela empresa WIN/Gallup, com 64 mil pessoas em 65 países mostrou que os países africanos, do Oriente Médio e do leste europeu estão se tornando cada vez mais religiosos, enquanto os europeus ocidentais, menos.

Quando se trata do país mais religioso do mundo, em disparada a Tailândia lidera o raking, sendo que 94% dos entrevistados disseram ser pessoas religiosas. Em contrapartida, o país com menos pessoas religiosas é a China, onde apenas 7% da população se disse religiosa.

Na lista dos "10 países mais religiosos", nenhum país da América Latina está incluso. O Brasil fica em 23º lugar das nações mais religiosas do mundo, sendo que 79% das pessoas afirmaram ser crentes. Acima do Brasil estão Colômbia e Peru, com mais de 82% da população se declarando religiosa. Enquanto a Argentina e o México abriga o maior número de ateus da América Latina.

Essa pesquisa foi realizada através de entrevistas pessoais, telefone e/ou internet. Curiosamente, apontou que não importa a geração pois, entre os jovens a religião continua sendo algo importante. 67% das pessoas entre 25 e 34 anos que foram entrevistas dizem ter algum tipo de fé.

Outro fator que não influenciou a maioria dos entrevistados foi o nível educativo. Entre as pessoas que não possuem qualquer tipo de educação formal, a taxa de religiosos foi registrada em 80%, aqueles que possuem ensino secundário ou superior completo foi de 60%, já entre aqueles que possuem mestrado e/ou doutorado a taxa é de 64%.

O presidente da empresa WIN/Gallup International, Jean-Marc Leger disse que: "O estudo revela que o total de pessoas que se consideram crentes é, na verdade, alto. E com a crescente tendência global de uma juventude religiosa, podemos assumir que o número de crentes continuará aumentando". Porém, as opiniões foram "meio a meio" na Europa Ocidental e Oceania, regiões nas quais, praticamente, metade dos entrevistados disseram não praticar qualquer religião ou ser ateu convicto.

De acordo com essa pesquisa, os 10 países (ou regiões) que possuem o maior número de pessoas religiosas são:

1) Tailândia, 94%
2) Armênia, 93%
3) Bangladesh, 93%
4) Geórgia, 93%
5) Marrocos, 93%
6) Fiji, 92%
7) África do Sul, 91%
8) Argélia, 90%
9) Quênia, 89%
10) Macedônia, 88%

Do lado oposto da pesquisa, temos os 10 países com o menor número de população religiosa do mundo.

10) Alemanha, 34%
9) Vietnã, 34%
8) Israel, 30%
7) Reino Unido, 30%
6) Hong Kong, 26%
5) Holanda, 26%
4) República Tcheca, 23%
3) Suécia, 19%
2) Japão, 13%
1) China, 7%

Então pessoal, vocês já sabiam dessas informações? O que acharam da matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest