icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Qual é o significado do pentagrama? E da suástica?

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      03/05/16 às 16h15
capa do post Qual é o significado do pentagrama? E da suástica?

O pentagrama é um dos símbolos mais antigos, utilizado para a representação da união e epítome. Ele é associado à magia e ao mistério, e é bem conhecido pelos paganistas, de uma forma geral, durante toda sua existência vem sendo usado como um talismã.

Por exemplo, para os Hebreus, os cinco livros Pentateucos, o conhecemos mais como o Torá dos Judeus (para quem não sabe, o Torá é o equivalente à Bíblia pra os cristãos), durante a Idade Média, o pentagrama era símbolo de verdade proteção contra espíritos ruins e demônios. Os cristãos acreditavam que representava as chadas de Jesus Cristo, ou os cinco estigmas.

Já os Druidas relacionavam o pentagrama ao Divino, ou seja, a cabeça de Deus e para os Celtas a deus do Amor e da Guerra, Morrigham. Enquanto, mais atrás um pouco, na Mesopotâmia, queria dizer o Poder Imperial. Pitágoras acreditava ser o representante da saúde e conhecimento. E os Egípcios acreditavam haver relação entre o símbolo e as pirâmides, isso porque representava, para eles, o útero da Terra.

O vídeo acima mostra alguns exemplos de Pentagramas espalhados e usados pelos mais variados tipos de cultura, espalhadas pelo mundo.

De acordo com a Numerologia, o pentagrama é a soma de cinco elementos, dois femininos e três masculinos, assim, dentro do Esoterismo, o pentagrama corresponde aos cinco elementos: terra, ar, fogo, água espírito. Apesar de um pouco diferente, os Chineses tinham um pensamento parecido, as pontas representam os seguintes elementos: terra, água, fogo, madeira metal, sendo que um elemento está diretaente conectado ao outro por dependência, por exemplo, a terra gera a madeira, e assim por diante.

Esse vídeo (em espanhol) explica certos significados de alguns dos diferentes símbolos que podem ser encontrados em seu interior.

Suástica

Apesar de estar fortemente ligada ao Nazismo, por ter sido a imagem escolhida para compor a bandeira nazista alemã. O que poucas pessoas sabem é que esse não é seu verdadeiro significado. A Suástica representa um ciclomanifestaçãoregeneraçãoação. Os "braços" desse símbolo são correspondentes a um sentido giratório ao redor de um ponto imóvel.

Fundamentalmente, existem dois tipos de suástica, aquela que possui os "braços" apontando para a direita, estão ligadas diretamente ao masculino, aquela que é inversa, ao feminino. Respectivamente, elas dizem respeito aos impulsos cósmicos evolutivo involutivo.

Nazismo

suástica foi utiliazada de forma negativa pelos nazistas, simbolizando a identidade ariana. Além disso, sua posição tradicional foi alterada, fazendo com que uma das pontas estivesse voltada para cima e outra para baixo. De acordo com alguns especialistas, essa atitude está ligada diretamente ao desejo de usá-la referente à magia negra.

Anteriormente ao Nazismo, a suástica era considerada um símbolo de sucesso, sorte e prosperidade, sendo importante apontar que, o termo vem do Sânscrito, e quer dizer prazer, felicidade, sorte.

No vídeo acima, o professor Samir Lahoud, explica alguns dos significados do símbolo e sua ligação com o Nazismo.

 Cruz Gamada

Outra interpretação para a suástica é sua relação com o Sol. Também chamada de Cruz Gamada, ela representa o ciclo do nascimento e renascimento. Isso quer dizer que esse símbolo está ligado com a condição cósmica de movimentação contínua. Além de sua representação solar, ela diz respeito aos pontos cardeais.

Esse símbolo foi encontrado nas mais diversas culturas antigas e primitivas ao redor de todo o mundo. Desde as catacumbas cristãs da Grã-Bretanha, Irlanda, Micenas e Gasconha até as culturas etruscas, celtas, germânicas, hindus, gregas... Além da Ásia Central e da América pré-Colombiana.

 

E aí pessoal, já sabiam desses significados? Gostaram da matéria? Sugestões, correções? Não se esqueçam de comentar!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest