• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual é a reação de uma pessoa ao ouvir que ela é bonita?

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      14/04/16 às 13h19

Desde a Grécia Antiga, há uma preocupação e interesse em e no ser aquilo que agrada, essa é uma dimensão chamada Aisthesis. Que nada mais significa a compreensão pelos sentidos ou faculdade de sentir. E é partindo dessa teoria que o filósofo Platão discute em sua obra O Banquete, não apenas a origem do amor (narrada na visão de sete diferentes filósofos, que ninguém mais são do que o próprio Platão), mas também, discute o conceito de belo. 

Em uma de suas narrativas ele define o amor como a união de duas partes que se completam, formando, assim, um ser andrógino, que em sua completude perpetua a existência humana. Lembrando que esse ser existe apenas no campo das ideias, Platão designa sua natureza e forma uma beleza peculiar, um belo indissociável e não uma imitação da natureza.

Sendo assim, o filósofo nos permite pensar sobre uma concepção de belo que se distancia da interferência e participação do juízo humano. Isso quer dizer que, as pessoas possuem uma atuação inapetente quando se trata da definição do conceito de belo; não pertence ao homem a responsabilidade de julgamento do que é ou deixa de ser belo.

Na teoria, a beleza depende de cada autor, usamos aqui uma das definições de Platão por ser uma das teorias mais clássicas possíveis. Mas, na prática, apesar do conceito de beleza imposto pela mídia e, consequentemente, a sociedade, cada um de nós tem o direito (e dever!) de achar belo aquilo que bem lhe permite o conhecimento próprio e visão de mundo.

Agora, o que você faria se alguém, ao acaso, lhe chamasse bonito/a? Essa foi uma experiência realizada por Shea Glover, uma estudante de 18 anos, estadunidense. A proposta era bem simples, fotografar e/ou filmar a reação das pessoas quando a dissesse que era bonita.

As reações são as mais adversas, algumas até divertidas. E todas foram registradas no vídeo abaixo. Confira.

Com certeza quem assistiu sorriu ao menos uma vez. Algumas reações são bastante tocantes, outras chegam a ser engraçadas. Expressões como vergonha, surpresa, raiva, (quase) choro... Evidentemente, as pessoas não estão acostumadas a serem chamadas de bonitas.

Glover não calculou um padrão de seleção para definir as pessoas que estariam no vídeo. Ela apenas "encontrou" as pessoas, aleatoriamente. Em seu vídeo no Youtube ela escreve: "Realizei um projeto independente que, evidentemente, se transformou em um experimento social sobre beleza. Eu quero esclarecer que minhas intenções não eram obter uma reação das pessoas. Eu simplesmente estava filmando a beleza e este é o resultado."

Convenhamos, o resultado ficou magnífico. Então, quem sabe depois de assistir você se sinta tocado pela beleza que não está nas capas de revistas, programas televisivos, filmes, etc. e comece a observar o verdadeiro belo que está ao seu redor.

Não esqueça de comentar e deixar sua opinião!

Próxima Matéria
Imagens Youtube
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+