• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual foi a guerra mais curta da História?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      18/11/19 às 11h46

Para muitos, a guerra pode até ser um mal necessário, afinal, querendo ou não, guerras mudam a História. Mas uma coisa é fato: ninguém gosta de estar no meio de uma guerra. Não é por acaso que tratam-se dos eventos mais drásticos que a humanidade já vivenciou, e continua vivenciando com diversas guerras acontecendo ainda nesse exato momento. Mas quando começa uma guerra, o que todo mundo quer, independente de qual lado esteja, é que ela chegue ao fim. Na melhor das hipóteses, que os lados se entendam e cheguem em um acordo, ou que alguém vença o mais rápido possível, e com menos danos causados.

Quando se fala sobre as duas principais guerras que o mundo já viu, sabemos que elas duraram muito tempo, mais do que todos esperavam. A Primeira Guerra Mundial durou cerca de 1.500 dias, e a Segunda Guerra Mundial, mais de 2.000 dias. Essas foram as guerras mais longas de toda a história da humanidade. Felizmente, nem todos os conflitos armados em grande escala duraram tanto assim. Alguns, inclusive, duraram pouco tempo. Do mesmo modo, há casos que não chegaram nem a um mês. Menos mal.

Guerras curtas   

                                          

Algumas guerras duram mais do que outras, e a Guerra Georgiano-armênia durou bem pouco. Iniciada em 1918, logo depois do final da Primeira Guerra Mundial. A Geórgia e a Armênia estavam em luta pelos territórios, até então, sob controle do Império Otomano. No final das contas, o conflito foi interrompido graças a uma intervenção britânica, depois de 24 dias.

Seguindo esse mesmo esquema de guerras de curta duração, a Serbo-búlgara também merece ser mencionada. A guerra, entre os reinos da Sérvia e da Bulgária, começou quando a Bulgária anunciou a unificação da província Otomana da Rumélia Oriental. Iniciada no dia 14 de novembro de 1885, ela se estendeu até 28 de novembro do mesmo ano. No total, foram 14 dias de conflito.

A Guerra Indo-Paquistanesa de 1971 também entrou para a história. Embora o conflito tenha durado pouquíssimo tempo, ele ainda é lembrado como um dos mais sangrentos. Em treze dias de guerra, mais de 3 milhões de pessoas morreram no leste paquistanês. Mas o fato também trouxe mudanças consideráveis, como o Paquistão oriental, se tornando independente e sendo nomeado como Bangladesh. Hoje, Bangladesh é um dos estados muçulmanos mais populosos do mundo.

As mais curtas de todas

A Guerra dos 6 dias, como o próprio nome já sugere, durou apenas 6 dias e começou em 1967. A guerra foi instaurada comIsrael e um acordo formado pelo Egito, Iraque, Síria e Jordânia. Israel sozinho conseguiu vencer a guerra, em menos de uma semana e conseguiu expandir ainda mais o seu território. Se tratando dessa região da Ásia, esse guerra foi um marco.

E por fim, a guerra mais curta, que se tem informação, foi a guerra anglo-zanzibariana. O conflito armado, entre o Reino Unido e Zanzibar, começou em 25 de agosto de 1896, depois da morte do sultão Hamad bin Thuwaini. Esse sempre se mostrou favorável aos interesses britânicos pela ilha. Após a sua morte, quem assumiu o comando da ilha foi o seu sobrinho, Khalid bin Bargash, porém os britânicos tinham um outro candidato em mente. Por esse motivo, eles enviaram à Khalid, um ultimato para que ele renunciasse até às 9 horas do dia 27 de agosto. Como ele não renunciou, às 9h02, os britânicos abriram fogo contra o palácio de Zanzibar. No entanto, o conflito não se estendeu muito, já que o bombardeio se encerrou às 9h40. Esse foi o conflito bélico mais curto de toda a história.

Enfim, essas foram as guerras mais curtas da história. Você já conhecia alguma delas? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Vix  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+