icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Qual foi a última vez que a Terra foi atingida por um grande meteoro?

POR Pietro Bottura EM Curiosidades 15/08/14 às 00h26

capa do post Qual foi a última vez que a Terra foi atingida por um grande meteoro?

Era 30 de junho de 1908. Em Tunguska, na Rússia siberiana, um cometa devastou 2 mil quilômetro quadrados em uma fração de segundos. Ou ao menos é isso que se supõe, já que o local só foi examinado oficialmente 19 anos depois do impacto. Outro detalhe, inclusive, é que esse impacto na verdade nunca aconteceu: pelos cálculos de área e solo afetado, a explosão do objeto que entrou em nossa atmosfera se deu a 5 km da superfície, e jamais foram encontrados vestígios do impacto ou do choque.

Luzes estranhas foram vistas dias depois do impacto. Fantasmas? Alienígenas? Não, apenas gases que entraram em nossa atmosfera e refletiam a luz solar, em processos semelhantes ao da Aurora Boreal.

O impacto derrubou todas as árvores num raio de 30km, carbonizando as mais próximas do epicentro. O clarão foi visto a 800km de distância, e o vento gerado derrubou pessoas no chão, algumas a 100km do local de queda.

Nunca foram encontrados restos sólidos do cometa, que era formado, em sua maioria, por gases e gelo. Acredita-se que tamanha era sua velocidade que o material que compunha as rochas do mesmo, que cientistas estimam que tivesse 70 metros de diâmetro. Pela velocidade e massa, teria sido incinerado no atrito contra o ar, e por isso não chegou à superfície no momento de impacto. É dito que uma colisão dessa acontece a cada milhar de anos, mas como a maioria da superfície terrestre é coberta por mares (ou a Sibéria, nesse caso), as chances de que isso nos afete são remotas.

E a verdade é que era apenas o Seiya treinando.

 


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest