• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual a gruta mais profunda do mundo?

POR A Redação    EM Mundo Afora      18/07/14 às 12h14

Gruta é a definição de uma cavidade natural ou artificial na rocha, de grandes dimensões. Mas você já parou para pensar em qual seria a gruta mais profunda do mundo?  Uma equipe de 41 espeleólogos, que estudam as grutas, encontraram em 2007 a gruta com maior profundidade na terra. Assim como as outras duas mais profundas, a gruta encontrada se localiza numa pequena república do Caúcaso, na fronteira entre a Ásia e a Europa, em Geórgia.

Após descerem o calcário do Maciço de Arábica, na Geórgia, conseguiram penetrar a profundidades maiores do sistema de Krubera-Vorónia, descobrindo o que viria a ser a maior descida às profundezas da terra. Além disso, foi encontrado novas espécies de insectos.

Qual a profundidade dessa gruta?

Depois de aproximadamente um mês de expedições e mapeamento da rede subterrânea, colhendo dados sobre temperatura, amostras de sedimentos, microrganismos, etc, a equipa especializada em exploração de redes subterrâneas e com conhecimento em geologia, biologia e hidrologia, conseguiu descobrir duas ramificações desta extensa rede subterrânea, de 1775 metros e 1920 metros, respectivamente. Descobriram ainda um poço de maior extensão, com mais de dois quilómetros de profundidade. Neste grande poço, batizado de "Dois Capitães", conseguiram descer até à espantosa profundidade de 2191 metros, tornando-se até então, a gruta mais profunda do planeta.

Embora a profundidade que foi explorada tenha sido a mais funda até o momento, já se sabe que não é a profundidade máxima do local. Ainda há o que ser explorado.

grutas-mais-profundas-krubera-voronia-poco

Quais as espécies encontradas?

FOcan_ISO_3.16.jpg

Em profundidades como essa, não é de se surpreender que novas espécies foram encontradas. Os especialistas acharam quatro novas espécies, chamadas de colêmbolos. Devido a falta de luz no local, esses insectos não possuem olhos. Eles não possuem asas e conseguem sobreviver com a escassez de alimentos. Além disso,  uma destas espécies desenvolveu um pequeno órgão muito interessante, um quimiorreceptor, que reage a sinais químicos exteriores e os ajuda a encontrar alimentos.

 

Próxima Matéria
A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+