• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual seria seu peso em outros planetas?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      02/07/19 às 14h56

Muitas pessoas sonham em visitar outros planetas. Qual seria a sensação? O que veríamos? O que escutaríamos? São muitas perguntas para poucas respostas. Por um lado, temos certeza de uma coisa: seu peso seria completamente diferente, a depender de uma série de fatores. Antes de começarmos a explanar com mais profundidade, é importante entender que o quilograma é uma medida da sua massa. Esta não muda quando você vai a qualquer lugar do Universo e experimenta diferentes quantidades de gravidade. Muitas vezes, usamos os termos "massa" e "peso" de maneira intercambiável e não podemos nos esquecer que ambos abarcam conceitos diferentes. Pensando nisso, vamos entender melhor essas questões para respondermos a pergunta-chave: qual seria seu peso em outros planetas?

A massa é uma grandeza física fundamental. Segundo a mecânica newtoniana, ela proporciona a medida da inércia ou da resistência de um corpo ao ter seu movimento acelerado. Além disso, ela também é a origem da força gravitacional, que atua sobre os corpos no Universo. Por sua vez, em contrapartida, o peso é a força gravitacional sofrida por um corpo na vizinhança de um planeta.

Ele, enquanto força, é uma grandeza vetorial com intensidade, direção e sentido. Para corpos próximos da Terra, por exemplo, a direção é a linha que passa pelo objeto e pelo centro da Terra. O sentido é aquele que aponta para o centro de nosso planeta.

Perceberam a diferença? Seu peso é uma medida da força da gravidade entre você e o corpo em que está inserido. Essa força de gravidade depende da sua massa e a do planeta. Se você dobrar a sua, a gravidade o puxará duas vezes mais forte.

O planeta Vênus está muito próximo da Terra em tamanho e massa. A massa dele é aproximadamente 90%, em comparação com a da Terra. Assim, não é surpresa que alguém pesasse uma quantia similar. Alguém com 68 kg na Terra pesaria 61,88 kg em Vênus. Marte é um pouco menor do que a Terra, com apenas 11% da massa do nosso planeta. É maior que Mercúrio, mas não é tão denso. Se você pesasse 68 kg na Terra, pesaria 25,84 kg em Marte.

Essa é a dinâmica fundamental para entender qual seria seu peso em outros planetas. Nós temos uma estratégia matemática que facilita ainda mais o cálculo. Como peso é igual à massa multiplicada com a gravidade, é possível descobrir qual seria seu peso ao multiplicar o teor gravitacional de cada superfície dos planetas. Temos, então:

Mercúrio: 0,38
Vênus: 0,91
Terra: 1,00
Marte: 0,38
Júpiter: 2,34
Saturno: 1,06
Urano: 0,92
Netuno: 1,19
Plutão: 0,06

Já fez os seus cálculos? Conseguiu sanar a sua curiosidade? Bom, então vamos incrementar. A seguir, comparamos alguns o peso de objetos localizados na Terra com o que teriam em outros planetas.

Bicicleta: cerca de 10 kg na Terra e 23,4 kg em Júpiter

Ferro de passar roupa: cerca de 1,45 kg na Terra e 0,087 kg em Plutão

Guarda-roupa: cerca de 60 kg na Terra e 22,8 kg em Marte

Airbus A380: 276.800 kg na Terra e 104.880 kg em Mercúrio

Tanque de guerra: 46.000 kg na Terra e 54.740 kg em Netuno

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+