• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Qual velocidade é mais rápida do som ou da luz?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Sem categoria      20/03/15 às 21h52

Descobrir qual velocidade é a mais rápida, do som ou da luz, ajudou bastante a evolução da ciência. A compreensão de diversos fenômenos naturais e também a construção de aviões e satélites só foram possíveis graças a essa descoberta.

Antes de tentar encontrar a resposta para a pergunta, é fundamental observar alguns dos fenômenos da natureza. Como o relâmpago, por exemplo. Esse fenômeno envolve tanto a luz quanto o som, por isso nos ajuda a entender qual dos dois é o mais rápido.

Primeiro vemos a luz do raio e só instantes depois ouvimos o trovão, certo? Isso comprova que a luz pode ser mais rápida do que o som. Mas não foi apenas observando a natureza que os cientistas chegaram a essa conclusão.

luz

Estudiosos como Albert Einstein postularam várias teorias e realizaram diversos experimentos que resultaram em um entendimento muito maior da questão. Como, por exemplo, o cálculo da velocidade da luz, que é de 300.000 km por segundo.

A velocidade do som, por outro lado, é de 340 metros por segundo, ou seja, aproximadamente 1224 km por hora.

Depois de descoberta, a velocidade da luz começou a ser usada para medir distâncias no universo, entre galáxias e entre outros corpos celestes, o que resultou na unidade de medida conhecida como ano-luz. Que é uma medida de distância, não de tempo, como muita gente pensa.

E se a velocidade do som fosse maior do que a da luz?

Closing the ears

Já imaginou o que aconteceria se a velocidade da luz fosse menor que a do som? Antes de mais nada seria preciso que as leis da física fossem alteradas.

De acordo com o físico Gilvan, que trabalha no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, "Nenhum corpo ou partícula pode atingir velocidades superiores à da luz, segundo a Teoria da Relatividade Restrita, de Albert Einstein. Como o som não é nada mais que a propagação de uma onda de choque pelas moléculas do ar, este não pode correr mais rápido que a luz."

Dessa maneira, a Teoria da Relatividade Restrita, de Albert Einstein cairia por terra. Vários paradoxos seriam criados, como o efeito vir antes da causa, com o trovão vindo antes do raio, por exemplo.

990707-N-6483G-001

Além disso, um avião supersônico não poderia existir, já que ao se aproximar da velocidade do som sua massa cresceria de tal forma que seria necessária uma imensa quantidade de combustível para mantê-lo no ar. Já que Einstein afirmava que a massa dos objetos aumenta na medida em que se aproximam da velocidade da luz.

Vôos espaciais seriam impossíveis também. Além disso, os satélites artificiais também não poderiam existir, já que para colocá-los em órbita seriam necessárias velocidades superiores à da luz.

Até o nosso próprio planeta teria que girar mais devagar, pois sua velocidade de translação é maior que a do som.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+