• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quando começamos a envelhecer efetivamente?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      27/06/14 às 23h45

Se você acha que ficar velho significa ficar com os cabelos brancos e a pele enrugada, saiba que não é bem assim que as coisas acontecem. Embora esses sejam os sinais latentes de que se chegou a uma idade anciã, a verdade é que o corpo começa a ficar velho bem mais cedo.

Aos 27 anos começam a aparece os primeiro sinais do envelhecimento humano. Claro que a pele ainda estará esticadinha nessa idade e que os cabelos vão ficar coloridos por mais um bom tempo. Mesmo assim, nessa fase, seu cérebro já dará sinais de que está querendo se aposentar.

Especialistas dizem que as habilidades mentais das pessoas começam a ficar comprometidas a partir dessa idade e já chegam bem mais fracas aos 30 anos. Conforme estudos, as primeiras habilidades a serem prejudicadas são a memória e a inteligência espacial, que interfere na possibilidade de desenhar objetos e visualizá-los mentalmente.

??????????????????????????????????????

Apesar de seu corpo ainda estar em ótimo estado e de você, nem de longe, se considerar velho, seu cérebro não interpreta essa relação da mesma forma. Para ele, aos 27 anos - assim como na época dos homens das cavernas - você já deveria ter se reproduzido e estar se reparando para encerrar suas atividades produtivas.

Mas calma, nem tudo é tão ruim quanto parece. Há dados que comprovam que a habilidade de aprendizagem e fala se desenvolvem muito bem, pelo menos, até o 60 anos. Além disso, quanto mais novos conhecimentos forem alimentando o cérebro, mais as perdas cognitivas vão sendo compensadas.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+