• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quanta sujeira você engole durante um ano?

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      20/09/17 às 19h49

Aprendemos com nossos pais que nunca devemos comer sem lavar as mãos, colocar coisas sujas na boca, entre tantas outras coisas. Mesmo assim, é muito comum que crianças pequenas constantemente levem à boca coisas que nunca deveriam entrar ali. Quem é que nunca viu uma delas fazendo isso com insetos? Ou depois de brincar pelo chão, colocar a mão na boca? É uma fase em que de um jeito ou de outro, a sujeira nos acompanha.

Por mais que os pais sejam extremamente cautelosos, não tem jeito. Vez ou outra vai acontecer mesmo. Inclusive, especialistas recomendam que crianças tenham contato com a sujeira (de forma controlada, obviamente) para que seu sistema imunológico se fortaleça. Crianças que passam muito tempo seguras dentro de suas redomas de limpeza, tendem a sofrer mais certos tipos de doença.

Acontece que não engolimos sujeira apenas quando somos crianças, aliás, você pode estar fazendo isso neste exato momento, sem nem perceber.

Sujeira entra em nosso corpo o tempo todo

De acordo com um autor que tinha como tema de pesquisa os resíduos que acumulamos no corpo: "além da água, o pouco que os seres humanos tem dentro de si, é em grande parte, sujeira transformados pela luz solar em plantas ou animais". 

Recebemos nossa cota diária desses resíduos de muitas formas. Seja por ingerir alimentos contaminados, por inalar poeira ou até pela horrível mania de não lavar as mãos antes de comer... Nesses casos, faltou dar mais atenção ao que os pais falavam.

Em um compilado de estudos organizado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), foram reunidos dados importantes sobre o consumo de sujeira. Aparentemente, existem dois viés básicos: o consumo que vem do solo, e o que vem da poeira. Cerca de 45% das coisas que inalamos ou comemos teriam sujeira proveniente do solo, enquanto 55%, da poeira.

Grande parte dos números apontados vem de resultados de testes de crianças. Bebês com idades entre 6 semanas e 1 ano de idade, podem consumir até 60 miligramas por dia. Já em casos de idades entre 1 e 20 anos, o consumo aumenta para até 100 miligramas por dia. Ao elevar essas quantidades a um nível anual, podemos consumir até 36.500 miligramas de poeira. Bom, na verdade, não é uma quantidade muito alta.

Crianças realmente ingerem mais sujeira

Quando a criança completa 1 ano de idade, passa a ter seus momentos de descoberta. Ela começa a engatinhar pelo chão e é aí que aquela velha história citada no começo da matéria tem início. De acordo com um teórico, é mais ou menos nessa idade que muitas mães deixam de amamentar seus filhos, então eles buscam por novas fontes de vitaminas e nutrientes.

Essa prática vai se tornando menos frequente à medida que ela vai crescendo, no entanto, muitas pessoas continuam ingerindo sujeira mesmo depois da infância, e pode ser de forma proposital.

Geofagia

Já ouviu falar disso? Trata-se de uma mania que algumas pessoas desenvolvem de comer terra ou barro. Geralmente ocorre quando o indivíduo tem sua nutrição deficiente de minerais. Na cultura americana, a prática é tratada com preocupação e até mesmo com fascínio. A Agência dos Estados Unidos para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças, trata essa mania como uma doença que precisa ser tratada de forma rápida.

Se a pessoa consome cerca de 500 miligramas de sujeira por dia, já pode ser algo considerado patológico. Acontece que em outras culturas a prática não é vista com maus olhos assim. Na África, é algo bastante comum... Bem sabemos o porque, não é mesmo?

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+