icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quantas pessoas são necessárias para colonizar Marte?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/07/20 às 16h48
capa do post Quantas pessoas são necessárias para colonizar Marte?

Marte é um dos planetas mais explorados em nosso sistema solar, sendo o único a receber robôs da NASA com o objetivo de aprimorar a análise de campo. Várias descobertas ao longo dos anos sugerem que o Planeta Vermelho pode ter tido vida em algum momento.

O quarto planeta do nosso sistema solar é, depois da Terra, o mais popular. E o sonho de colonizá-lo é alimentado quase que desde quando sua exploração começou. Por mais que a Terra e Marte tenham algumas similaridades, eles são planetas completamente diferentes em vários sentidos.

Mesmo que o planeta não tenha condições para que a vida exista sem nenhuma interferência, como aqui na Terra, isso não nos impede de querer viver lá e colonizá-lo. E para que uma colônia funcione tão longe da Terra, tudo precisa ser pensado com bastante cuidado. Até mesmo o número de pessoas que são necessárias para que essa colonização funcione.

De acordo com um novo estudo chamado "Número mínimo de colonos para sobrevivência em outro planeta", são necessários 110 colonos. Quem fez o estudo foi o professor do Bordeaux Institut National Polytechnique, Jean-Marc Salotti.

E claro que, além do número de pessoas, várias outras coisas têm que ser levadas em consideração. Como por exemplo, como as pessoas se organizarão, que equipamento elas irão levar, como conseguirão extrair recursos e que tipos de habilidades são necessárias.

Todas essas questões foram abordadas. E o relatório de Salotti diz que "o uso de  recursos in loco e diferentes organizações sociais foi proposto, mas ainda há um entendimento insuficiente das variáveis ??do problema".

Colonização

Mas o principal foco do estudo é na pergunta de quantas pessoas são necessárias? O autor escreve: "mostro aqui que um modelo matemático pode ser usado para determinar o número mínimo de colonos e o modo de vida para sobrevivência em outro planeta, usando Marte como exemplo".

A colonização de Marte é uma coisa que é pensada por várias pessoas. A SpaceX disse que sua espaçonave poderá levar 100 pessoas para o Planeta Vermelho. Mas Salotti diz que "essa é uma estimativa otimista da capacidade, a viabilidade da reutilização permanece incerta. E a qualificação do veículo para aterrissar em Marte e o relançamento de Marte pode ser muito difícil e levar várias décadas".

E vários fatores também pairam sobre o colonização de Marte. Vários pesquisadores pensaram sobre o uso de recursos in loco, por exemplo. Gases podem ser extraídos da atmosfera e minerais do solo. E essa extração de recursos pode dar compostos orgânicos, ferro e até vidro.

Mesmo que essa viabilidade das ideias seja possível, "a complexidade da implementação é pouco compreendida e o número de itens que ainda serão enviados a cada ano ainda representaria um tremendo desafio", escreve Salotti.

O problema de se estabelecer uma colônia em Marte é bastante complexo. Mas se em algum dia existirá uma colônia em Marte é preciso desenvolver modelos de trabalho para guiar o pensamento e o planejamento.

"Até onde sabemos, é a primeira avaliação quantitativa do número mínimo de indivíduos para sobrevivência com base em restrições de engenharia. Nosso método permite comparações simples, abrindo o debate para a melhor estratégia de sobrevivência e o melhor lugar para o sucesso", conclui.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Science alert
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest