icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


A quantidade de área florestada que perdemos por minuto em 2017 vai te deixar chocado

POR Isabela Ferreira EM Natureza 29/06/18 às 13h58

capa do post A quantidade de área florestada que perdemos por minuto em 2017 vai te deixar chocado

A natureza avisa, mas mesmo assim o ser humano não percebe todos os males que provoca ao meio ambiente. Todos os anos perdemos uma enorme quantidade de área verde, fazendo com que as mudanças climáticas apenas se intensifiquem. Para você ter ideia, dados mostram que no ano passado perdemos 39 milhões de acres (aproximadamente 160 mil km²) de cobertura florestal por todos os cantos do mundo. O número é extremamente alto e deveria nos deixar em estado de alerta.

Ainda assim, devemos considerar que foi menor que o volume perdido no ano de 2016, por incrível que pareça. Informações coletadas pela Universidade de Maryland, do Instituto de Recursos Mundiais, com sede nos EUA, mostram a quantidade de florestas tropicais que acabaram perdendo significativas partes de seus territórios em 2017.

Para que fique claro, não estamos falando exatamente de desmatamento, mas sim da perda de dossel - folhagens altas das árvores, ricas em vida animal. À título de comparação, o Nepal possui 147.181 km² de extensão. Dessa forma, a quantidade de cobertura perdida é ainda superior que o território do país. Para a perda de tudo isso, é como "tirar folhas de uma área de cerca de 40 campos de futebol americano. Todo minuto. Por um ano". Sem dúvida, a Floresta Amazônica é a que mais sofre as consequências. O Brasil por exemplo, já perdeu enormes extensões das matas, bem como do dossel.

Causas

É claro que o desmatamento tem sua parcela de culpa no processo. No entanto, os principais responsáveis aqui são são incêndios generalizados. De forma ainda mais abrangente, conseguem destruir tanto a flora, quanto a fauna, reduzindo a biodiversidade a números baixíssimos. Os incêndios se tornaram mais frequentes a partir de 1999, mas nenhum ano registrou tantos quanto 2017. Porto Rico também acabou perdendo 10% da copa de sua ilha, número realmente alarmante.

No entanto, de acordo com o que consta no relatório, o país que mais perdeu foi a Colômbia, com impressionantes 50% da cobertura de suas árvores. Nesse caso em específico, as causas são muito mais políticas do que relacionadas ao clima ou desastres. Em todo caso, precisamos ficar alertas. Apesar de termos pequenas melhoras em relação ao ano passado, os relatórios mostram que o problema não deixou de se agravar.

Mas também vale mencionar que não há apenas tristeza em todos os lugares. Por exemplo, em um período de 3 anos a Indonésia conseguiu reduzir significativamente a perda de suas coberturas florestais. Seus esforços caminham na direção certa e mostram ao restante do mundo que é possível reverter a situação... Basta ter comprometimento.

As medidas que visam limitar o desmatamento vem dando certo, embora ainda encontrem certas dificuldades na aplicação. Por outro lado, os maiores desafios ainda se encontram nos impactos provocados pelo aquecimento global e no incentivo que as pessoas recebem para limpar a cobertura florestal de suas pastagens e plantações. De qualquer forma, necessitamos que nossas florestas sejam saudáveis para que os problemas ambientais de nosso planeta sejam resolvidos.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Science Alert  
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest