icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A quantidade que você realmente deve comer está na palma da sua mão

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 25/01/18 às 12h31

capa do post A quantidade que você realmente deve comer está na palma da sua mão

A alimentação é o processo responsável por levar ao nosso organismo todos os nutrientes que precisamos para manter uma vida saudável. Já ouviu aquele ditado que diz "você é o que você come"? Bom, é uma das maiores verdades conhecidas pela humanidade. É comum que as pessoas que não se importam com o que vão comer tenham uma vida mais desregrada e consequentemente, menos saudável... São mais frágeis e tendem a ser mais sedentárias.

Por outro lado, aqueles que optam por manter uma boa alimentação demonstram maiores desempenhos durante o dia a dia. Implementam determinadas técnicas que os auxiliam na dieta. Bem, e por falar em técnicas... Será que você já parou pra pensar que sua mão pode ser uma ótima ajuda na hora de decidir a quantidade de alimento que se deve comer?

Dieta da mão: que quantidade devo comer?

A chamada "dieta da mão" foi publicada pela primeira vez no site americano intitulado de "Guard Your Health". A intenção era a de ajudar as pessoas a compreenderem melhor qual a porção de comida que devem consumir, de forma a não prejudicarem sua saúde. É nada menos que uma alternativa capaz de nos auxiliar a perder peso, sem precisar fazer dietas completamente malucas.

De acordo com os especialistas, a partir do momento em que não medimos aquilo que estamos ingerindo, podemos praticar excessos de até cinco vezes mais do que a porção diária recomendada. Ainda mencionam uma pesquisa realizada recentemente pelo Departamento de Nutrição dos Estados Unidos, indicando que nos últimos 20 anos, as porções consumidas estão dobrando de quantidade.

É em meio a essa situação que surge a dieta da mão. Uma de suas maiores vantagens é que não é preciso abandonar nenhum tipo de comida, assim como sugerem outras dietas. Nela, você não conta nem mesmo a quantidade de carboidratos que você come. Podendo ser aplicada a longo prazo, ela defende a ideia de que na verdade, o que você come e a quantidade desses alimentos é que podem fazer a diferença na sua saúde.

Comer de tudo um pouco pode ser o segredo para a felicidade... Até porque, você não se sente proibido em relação a determinados alimentos, e ainda aprende a comê-los de forma saudável. Os resultados disso podem ser observados em seu corpo e bem estar.

Aplicação

O tamanho de nossas mãos corresponde ao tamanho de nosso corpo, inclusive de órgãos internos. Portanto, é certo dizer que adotá-la como "unidade de medida" seria eficaz em nossa alimentação. O gráfico acima é capaz de mostrar perfeitamente bem como utilizar essa dieta. Tudo é bem simples e pode ser aplicado em cada refeição:

a) Suas mãos juntas, em formato de concha, indicam a quantidade de verduras e hortaliças que deve comer;

b) Feche sua mão em forma de punho. A frente dela indicará a quantidade de massa que deve consumir;

c) Sua palma, sem considerar os dedos, indica o tamanho ideal da carne que deve comer;

d) O punho fechado indica a quantidade de fruta que deve comer, bem como sobremesas, a exemplo do sorvete.

e) Já a porção de gorduras que consumir, não deverá ser maior do que a ponta de seus dedos.

Bem, vale lembrar que existem diferentes casos e que nem sempre esta pode ser a dieta ideal para você. Pessoas que já sofrem com algum transtorno alimentar devem sempre seguir a orientação de seus médicos. No entanto, se você não sofre com nada disso, esta pode ser uma alternativa saudável e com bons resultados.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Genial  
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest