• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quanto custa a realeza britânica ao Reino Unido?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      18/01/20 às 18h02

Quem não gostaria de fazer parte da realeza , que atire a primeira pedra. Talvez, o príncipe Harry e Meghan Markle atirem uma ou duas pedras. Isso porque, no começo desse mês, o duque e a duquesa de Sussex anunciaram, em comunicado, que estavam se afastando da monarquia britânica. Inclusive, falamos sobre isso aqui. O casal deixou claro o desejo por trás dessa decisão: se tornar financeiramente independente. Sim, eles irão trabalhar para ganhar o próprio dinheiro, e não mais viver às custas dos contribuintes do Reino Unido.

O casal ainda deixou claro que, apesar de não serem mais membros seniores da família real, eles continuarão a apoiar totalmente a Sua Majestade, a Rainha. Enquanto o apoio de Harry à rainha continua, o apoio dos contribuintes britânicos também. Esses que mantêm a realeza viva. Mas agora, você deve estar se perguntando, e no final das contas, quanto custa a realeza britânica ao Reino Unido?

A realeza

Enquanto a declaração de independência financeira tenha trazido lembranças, ao Reino Unido, sobre a Revolução Americana, ela também aludiu a uma das principais vantagens se pertencer à Família Real. Harry e Meghan não precisam apoiar a rainha, porque Elizabeth II e o restante da família recebem apoio mais do que suficiente dos contribuintes britânicos. Apoio financeiro, é claro.

Segundo a revista Fortune, a realeza britânica recebe, anualmente, o chamado "Sovereing Grant" do governo do Reino Unido. Os termos podem até ter evoluído com o passar do tempo, mas a ideia básica é a mesma.

A família real abandona os lucros de suas gigantescas e luxuosas propriedades, em troca de uma renda fixa financiada pelos contribuintes. Essa que é equivalente a cerca de 15% de toda a renda gerada por essas propriedades.

O custo da realeza

Pode até ser que nem tudo seja flores na realeza, às vezes, deve até ser chato ter tanto protocolo a se cumprir, mas já foi bem pior. O rei George III que o diga. Ele perdeu a Guerra Revolucionária, e depois perdeu, a cabeça. E antes disso tudo, ele ainda perdeu o lucro líquido em um acordo de 1760 com o governo.

Hoje, o Reino Unido, gasta muito dinheiro com a realeza, o público paga um centavo e tanto por ter uma família real, e esse centavo fica ainda mais caro a cada ano.

De acordo com a Forbes, em 2012, a realeza britânica custou, aos contribuintes, pouco mais de US$ 41 milhões. Já em 2019, esse valor subiu para mais de US$ 85 milhões, um aumento considerável de mais de 40%, em relação aos gastos de 2018. Não se engane em achar que, com a saída do duque e da duquesa, as despesas vão diminuir. Muito provavelmente, não.

Mas afinal, para onde vai todo esse dinheiro? Com o que tanto a realeza gasta? Reformas dos palácios? Isso a gente não sabe. E você, o que acha disso? O que você acha que a família real faz com todo esse dinheiro? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+