• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quanto custaria para construir as pirâmides do Egito hoje em dia?

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      14/10/19 às 11h24

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide de Gizé, está nas listas de muitas pessoas como um dos lugares a serem visitados. Ademais, existem grandes razões para isso. Muitas vezes, ao observarmos o monumento, localizado no Egito, podemos não ter noção de toda a exuberância desta e de outras pirâmides. Entretanto, por foto, nem tudo pode ser visto.

Em suma, a pirâmide é enorme e deixa qualquer pessoa maravilhada com toda sua imponência. Ela foi construída por volta de 2550 a.C., e ela não é chamada de 'Grande Pirâmide' à toa. Surpreendentemente, o esplêndido monumento possui 137 metros de altura. Do mesmo modo, foram necessários 100 mil homens para erguê-la, ao longo de, supostamente, 20 anos.

Além disso, sua construção inspira admiração e espanto. Por séculos, as pessoas tentaram compreender todos os mistérios que a envolvem. Para alguns, sua construção se tratava de uma grande escada que levasse ao céu. Nesse ínterim, para outras pessoas, a Pirâmide se tratava, na verdade, de uma espécie de grande antena, que serviria para facilitar a comunicação com seres alienígenas.

Entretanto, nada se compara ao grandioso mistério sobre como, de fato, ela foi construída e como as gigantes pedras, que a compõem, foram transportadas até o local. De acordo com o portal Live Science, em cada um de seus 4 lados, ela possui cerca de 230 metros de comprimento. Estima-se que tenham sido necessárias 2,3 milhões de pedras de 3 toneladas para sua edificação.

A Grande Pirâmide de Gizé, na verdade, é compõe um conjunto de três pirâmides que foram chamadas de Pirâmides de Gizé. Entretanto, somente a maior delas foi reconhecida como uma maravilha. Em suma, egiptólogos acreditam que ela tenha sido encomendada pelo faraó Quéops. Supostamente, ele pretendia utilizá-la para abrigar seu sarcófago, entre outras preciosidades. Em suma, porque os egípcios acreditavam que suas riquezas terrenas os acompanhariam em suas outras existências.

Isso poderia ser feito hoje?

Algumas teorias afirmam que a Grande Pirâmide tenha sido construída de dentro para fora. Supõe-se que primeiro foi construída uma espécie de rampa em espiral interna e, posteriormente, os blocos de pedra gigante foram sendo adicionados a estrutura.

Grande parte da estrutura interna da Grande Pirâmide ainda permanece com um verdadeiro mistério, para pesquisadores e egiptólogos até os dias atuais. Foram descobertas apenas três câmaras, no interior de sua construção. Sendo elas, a Câmara Real, que guardava os restos do faraó, uma Câmara Secreta e a Câmara da Rainha.

Em suma, a questão é que, se quiséssemos construir uma pirâmide de tamanha proporção hoje em dia, muito provavelmente a coisa seria muito mais fácil do que foi para os egípcios. Muito provavelmente, precisaríamos entre 1.500 a 2.000 trabalhadores. Do mesmo modo, sua construção levaria cerca de 5 anos para ser concluída.

Seriam necessários guindastes, helicópteros e grandes máquinas de terraplanagem. Além do mais, seria necessário despender de um orçamento de cerca de 5 bilhões de dólares. Por outro lado, isso parece muito dinheiro, e é. Entretanto, se compararmos isso com a reconstrução do One World Trade Center, as coisas não parecem tão ultrajantes.

Em síntese, o edifício principal do novo complexo americano do World Trade Center, em Lower Manhattan, em Nova York, levou oito anos para ser construído. Do mesmo modo, ele custou 4 bilhões de dólares. Por causa disso, gastar 5 bilhões de dólares em uma construção tão magnífica quanto a 'Grande Pirâmide' parece algo bem razoável.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+