• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quanto pesa uma nuvem?

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      15/12/19 às 22h54

Quando estamos nos sentindo leves, dizemos que estamos andando nas nuvens. Entretanto, por mais que a expressão possa fazer sentido, há quem diga que alguém assim, está pisando em ovos. Isso porque, ao observarmos as nuvens, elas podem parecer agradáveis, fofas e até mais leves do que o ar. No entanto, o que vemos, através de grandes distâncias, pode enganar. Afinal, quanto pesa uma nuvem?

Não dá para pegarmos uma nuvem e simplesmente colocá-la em uma balança, como se fosse uma mercadoria ou mesmo uma pessoa. Disso, todos sabem. Contudo, com algumas medidas e densidades estudadas, pesquisadores conseguiram estipular um valor para essa resposta. Confira o resultado de quanto uma nuvem pesa.

Andando nas nuvens

Quando a pesquisadora Peggy LeMone estava no ensino médio, ela já se perguntava sobre o peso de uma nuvem. Hoje, a cientista é graduada no Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica do Colorado e consegue responder a essa pergunta. E segundo Peggy, as nuvens só parecem ser leves e delicadas se olharmos de longe.

Primeiro, ela precisou descobrir a densidade de uma nuvem. Para isso, os cientistas, envolvidos no experimento, mediram a densidade de água de uma nuvem comum. E com esse número de meia grama por metro cúbico, se pôde prosseguir com o cálculo. Contudo, a densidade será diferente para cada tipo de nuvem.

Em seguida, para descobrir o tamanho da nuvem, foi preciso medir sua sombra. E isso foi feito, no momento em que o sol estava diretamente acima dela. Portanto, no momento certo, foi possível de ver o número de sua largura, 1 km³ de diâmetro. Assim, a nuvem possui um quilômetro de comprimento e um quilômetro de altura, resultando em um bilhão de metros cúbicos de volume. Para se ter uma ideia, Peggy usou elefantes. como referência. para o peso de uma nuvem.

Uma balança para pesar nuvens

Com a fórmula pronta, tudo que restava era fazer o cálculo, para determinar o conteúdo de água. Nesse caso, são 500.000.000 gramas de água, ou seja, 600 toneladas para uma nuvem pequena. O que mesmo perto dos elefantes, faz os animais parecerem fichinha, já que essa nuvem pesa cerca de 100 elefantes. Ou ainda, 2500 burros, e no caso de dinossauros, 33 apatosaurus. Em casos de nuvens tempestades, esse número pode chegar a quase 200 mil toneladas.

Se esses elefantes, burros ou dinossauros, estivessem no céu, com toda a certeza, eles cairiam. Mas se uma nuvem pesa tanto, como ela consegue ficar suspensa lá em cima? Ao contrário do caso de elefantes, por exemplo, o peso das nuvens é muito mais distribuído. "Elas são formadas por pequenas partículas, que flutuam no ar mais quente e, por isso, conseguem se sustentar no céu", disse a pesquisadora.

Para se ter um ideia, o peso de uma nuvem é distribuído entre trilhões de minúsculas gotas de água, que ficam espalhadas por um espaço enorme. Com isso, algumas dessas gotículas são tão pequenas, que você precisaria de um milhão delas para fazer uma gota de chuva. Além disso, nessa situação, o efeito da gravidade é fundamental para que a água caia. Em outras palavras, quando a densidade da água da nuvem aumenta, as gotículas ficam maiores e mais pesadas. E logo, a nuvem cai e, pouco a pouco, a chuva é formada.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+