• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quanto tempo duraria a humanidade em um apocalipse com vampiros?

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      04/11/19 às 10h46

Os vampiros sempre estiveram presentes em livros, filmes e séries. Quem não se lembra do temível Drácula, aquele ilustrado por Bram Stoker? Em suma, desde que o mundo é mundo, esses míticos caminhantes noturnos têm sido foco inúmeras vertentes culturais. Por terem sido sempre um ponto de destaque, recentemente, levantou-se a seguinte questão: em uma batalha pela sobrevivência, quem venceria, vampiros ou humanos?

Analogamente, a pergunta acima não é somente dos fãs de horror. Aparentemente, acredite ou não, a questão também norteia a comunidade científica. Por esse motivo, um físico decidiu buscar uma resposta para tal questionamento em um meio concreto, a ciência.

O meio elaborado pelo Físico

Segundo o portal Science Alert, o físico Dominik Czernia criou uma ferramenta on-line que pode calcular uma resposta para tal questionamento. "Foi um projeto demorado", admitiu Czernia, integrante do Instituto de Física Nuclear da Polônia.

Basicamente, o trabalho de Czernia foi inspirado em um estudo de 2013. O estudo, nesse ínterim, foi realizado por um grupo de pesquisadores. Tais pesquisadores construíram modelos matemáticos que explicam como vampiros e humanos poderiam se integrar em cenários que norteiam a cultura popular.

Intrigado com essa abordagem científica, o cientista, que também é amante de vampiros, decidiu testá-los. Para avaliar tal parâmetro, Czernia utilizou as equações de Lotka-Volterra. Em suma, as equações de Lotka-Volterra são usadas para construir uma dinâmica de sistemas biológicos nos quais duas espécies interagem. Ou seja, neste caso, vampiros e humanos.

De acordo com o portal Science Alert, Czernia tardou cerca de um mês para concluir a ferramenta. Por terem ganhado inúmeras versões ao longo dos anos, o físico precisou estabelecer resultados com base em diferentes tipos de vampiros, comportamentos e na natureza de suas interações com os seres humanos.

Nesse interím, Czernia utilizou como modelo arquétipos presentes em Vampire Chronicles, de Anne Rice; Drácula, de Bram Stoker; Salem's Lot, de Stephen King; Twilight, de Stephenie Meyer; e, por fim, a série de TV True Blood. Cada um desses "modelos" serviram como base para a construção da ferramenta.

A ferramenta criada por Czernia também considera alguns traços dos seres humanos e a existência, ou não, de caçadores de vampiros.

O funcionamento

Aqueles, que querem descobrir quem seria o vencedor, devem então, selecionar um dos arquétipos instaurados por Czernia. Em seguida, é preciso começar a adicionar alguns parâmetros personalizados. Em suma, a ferramenta parece ser bastante intuitiva. Além disso, vem com uma rápida explicação sobre como utilizá-la.

Por exemplo, ali, na ferramenta, você seleciona uma cidade com um número determinado de habitantes. Após tal processo, você deve selecionar os arquétipos de vampiros escolhidos por Czernia. Resumidamente, a resposta irá depender das escolhas.

De acordo com a ferramenta, se um vampiro solitário decidisse invadir uma cidade e para construir sua própria comunidade de Nightwalkers, sem a presença de assassinos durões como Blade ou Buffy, a população humana seria exterminada em 30 anos.

Tal cenário, basicamente, proporciona aos amantes do horror um tempo divertido. De acordo com Czernia, a ferramenta "combina duas coisas fascinantes: ficção e ciência".

Próxima Matéria
Via   ATI  
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+