icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Quanto tempo você levaria para morrer se vampiros existissem?

POR Arthur Porto EM Curiosidades 12/11/19 às 13h42

capa do post Quanto tempo você levaria para morrer se vampiros existissem?

Não é novidade que os vampiros fazem parte do imaginário popular. Desde que o mundo é mundo, essas criaturas são conhecidas. Afinal, nos foram apresentadas por meio de lendas de diferentes civilizações, ao longo da História.

Hoje, esse seres seguem ilustrando inúmeras produções literárias e cinematográficas. Em síntese, a contribuição cultural que os vampiros proporcionaram é indiscutível. Tanto que podemos encontrar diversas referências lendárias, que vão desde Drácula até Edward Cullen.

Sabemos que os vampiros não existem. Mas e se existissem? Por quanto tempo, você conseguiria se manter vivo?

Precioso tempo

À primeira vista, a pergunta parece meio boba, não é? Para muitos, sim, mas não para as ciências biológicas e matemáticas. Sabe por quê? Basicamente, há uma página que transforma a pergunta em realidade. Nesse ínterim, com base em estatísticas e dados concretos, é possível descobrir por quanto tempo a humanidade conseguiria sobreviver, diante de um apocalipse cheio de vampiros.

Entretanto, para descobrir tal resposta, é preciso seguir alguns passos. Ao acessar a página, intitulada como Calculadora do Apocalipse de Vampiros, é preciso, antes de tudo, criar um hipotético cenário.

Por isso, é preciso selecionar alguns pontos, como, por exemplo, país ou região, número de habitantes, taxa de natalidade e, claro, se você será ou não transformado em vampiro. Além disso, o usuário do serviço deve também decidir se haverá, ou não, "caçadores de vampiros". Afinal, a presença deles poderia aumentar a estimativa de vida da população.

Entre inúmeras outras variáveis, a maneira como os vampiros agem também pode ser considerada. Para isso, é necessário determinar a "sagacidade" dos vampiros. Em suma, o processo é bastante divertido.

Realidade

Eliminando a calculadora, um estudo, realizado em 2007, pelos matemáticos Costas Efthimiou e Sohang Gandhi deixou claro como seria a realidade, caso esses seres existissem. A tese, intitulada Cinema de ficção vs. Física real: fantasmas, vampiros e zumbis, estabelece um modelo no qual os vampiros coexistem com os humanos. De acordo com o estudo, a humanidade sobreviveria por apenas três anos.

Além disso, não há apenas este estudo que acabamos de citar. Os matemáticos Wadim Strielkowski, Evgeny Lisin e Emily Welkins, no artigo Modelos matemáticos de interação entre espécies: coexistência pacífica entre vampiros e humanos, mostram que, com a presença desses seres, uma epidemia eliminaria a população rapidamente. Em suma, os seres humanos desapareceram em apenas 165 dias.

De todas as formas, esses profissionais endossam que, conviver com esses seres, não seria tão fantástico como o Crepúsculo nos fez imaginar.

Bebendo sangue

Levando todo esse assunto para outro viés, eis que surge uma nova pergunta: se vampiros existissem, quanto tempo um desses seres levaria para sugar o sangue de um ser humano?

A questão acima também despertou o interesse da Ciência. Estudantes do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, se inspiraram nos 85 anos de Drácula, estrelado nos cinemas por Bela Lugosi, para nos fornecer uma resposta.

Segundo o estudo, se fosse um adulto médio, um vampiro não levaria mais de 6,4 minutos para drenar 15% de todo o sangue da artéria carótida externa do pescoço da vítima. Em síntese, essa porcentagem representa a quantidade de sangue, que o vampiro poderia sugar sem que a frequência cardíaca fosse alterada.


Próxima Matéria
Via   Vix     R7  
Imagens R7 Cine Pop
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest