• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Quão longe o homem já foi nas profundezas do mar?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/07/17 às 19h07

A estatura de uma montanha se refere ao comprimento da base ao topo, a altura se refere ao comprimento do nível do mar ao cume. Sendo assim, o Monte Everest pode ser muito alto, mas não é o mais alto do mundo. Com 33.465 pés de altura (10.200 m), o Mauna Kea, no Havaí, é mais alto do que o Everest, que tem 29.029 pés (8.848 m). No entanto, quase dois terços do Mauna Kea estão abaixo da água, e por isso as pessoas não o consideram o mais alto.

Calma, a Fatos Desconhecidos não está ficando maluca, estamos apenas apresentando para vocês o lugar mais alto da Terra, para então começarmos a falar do lugar mais profundo que o homem já conseguiu chegar. A fossa que circunda as ilhas Mariana, no leste das Filipinas, Oceano Pacífico, tem aproximadamente 2,5 mil quilômetros de extensão, e seu ponto mais profundo chega a ter 11,033 quilômetros.

Existem três possibilidades de medir o ponto mais fundo do mundo que algum ser humano chegou. Um neozelandês chamado William Trubridge, é o homem que chegou mais longe sem auxílio de equipamento externo. Em 2016, o mergulhador conseguiu chegar a profundidade de 122 metros no mar das Bahamas, isso usando só os seus pulmões.

Porém, dois anos antes disso acontecer, o egípcio Ahmed Gabr conseguiu ir mais longe que William, só que ele usava um balão de oxigênio. Ahmed Gabr conseguiu chegar a 332 metros de profundidade do Mar Vermelho, no Egito. Mas existem dois outros homens que foram mais "profundos" que isso. Usando um batiscafo, que é um pequeno submarino, o oceanógrafo suíço Jacques Piccard e o marinheiro norte-americano Donald Walsh, conseguiram descer incríveis 10.911 metros em uma das cavidades das fossas Marianas. O curioso é que esse feito aconteceu ainda em 1960.

O batiscafo, que foi nomeado de Triest I, foi adaptado para ir a lugares de condições extremas, até porque, no fundo do mar, a pressão é até mil vezes mais forte do que no nível do mar. A iluminação natural nas profundezas não existe e a temperatura é próxima de 0. Para vocês terem uma ideia, a fossa é tão profunda que se formou pelo resultado de uma colisão de placas tectônicas, há milhões de anos atrás.

No Guinness Book, está descrito que Jacques Piccard e Donald Walsh tinha planejado ficar meia hora lá em baixo, mas um problema mecânico no submarino fez a dupla voltar dez minutos mais cedo.

E aí, já sabiam o quão fundo o homem já tinha ido no fundo do mar? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+