• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Que fim levaram as 10 tribos perdidas de Israel?

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      23/09/19 às 18h10

Um dos maiores mistérios da história judaica, é o destino das 10 tribos perdidas. Afinal, que fim levaram as 10 tribos perdidas de Israel? Alguns povos, atualmente, acreditam que podem ser descendentes dessas tribos. Como é o caso dos Bene Menashe, na Índia. Ou do povo pashtun, do Afeganistão. E a casa de Israel na Etiópia, ou até mesmo os nativos americanos podem ser cogitados como descendentes das 10 tribos perdidas de Israel.
A historiadora britânica, Shalva Weil, acredita nessa hipótese, assim como alguns rabinos, que concordam com essa história. Shalva ainda afirma que os talibãs eram judeus. Porém, muitos outros historiadores acreditam que as tribos perdidas, simplesmente, perderam suas identidades.  Como o historiador britânico, Tudor Parfit, da Universidade de Londres. Ele estudou, por décadas, povos que diziam ser descendentes das tribos perdidas. Mas, para Tudor, esse fato é um mito. Pois ele acredita que essas tribos perderam suas identidades.

A origem das 10 tribos perdidas

Segundo a história, os israelitas foram divididos em 12 tribos, onde cada tribo, recebeu um pedaço de terra, em Israel. Após a morte do rei Salomão, em 922 a. C, as tribos se dividiram em dois reinos, o do norte e o do sul. E esses reinos foram divididas da seguinte forma: Judá e Benjamim, no reino do sul, e as dez tribos restantes, sob a liderança de Jeroboão, da tribo de Efraim, no reino do norte. A designação de 10 tribos ocorre na Bíblia apenas duas vezes e na mesma cena.

Sendo uma delas quando Jeroboão, o futuro rei do reino do norte, encontra Aías, o profeta de Deus. O reino do norte foi conquistado em 722 a. C, pela Assíria. E com isso, muitos, dos que viviam no reino do norte, foram exilados.

O reino do norte foi perdido, por isso, acredita-se que os judeus descendem do povo de Judá. Já que, das 12 tribos, dez foram levadas ao exílio, sobrando apenas duas, a de Benjamin e a de Judá, ambas do reino do sul. E delas, os sobreviventes se tornaram os judeus, que conhecemos hoje.

Já o reino do sul, foi atacado pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor, que exilou grande parte dessa população na Babilônia. Apesar de que muitos perderam sua identidade na Babilônia, muitos mantiveram sua herança israelita. E com isso, retornaram para Israel e reconstruíram o Templo, em Jerusalém. E é do reino do sul, que surge a história das 10 tribos perdidas.

As 10 tribos perdidas voltarão?

A ideia de encontrar e restaurar as dez tribos tornou-se a base de muitas teologias, algumas conhecidas como teologias da reunião. E uma dessas teologias acredita que as 10 tribos perdidas migraram para as Américas.
E há especulações de que as tribos perdidas tenham sido totalmente assimiladas a outros grupos, por volta do século VII AC, e os descendentes, dessas tribos, estão agora espalhados por todo o mundo, espalhados em todas as regiões. Isso, sem nenhum conhecimento de sua antiga linhagem judaica.

É provável que alguns desses descendentes estejam vivendo entre nós hoje, e que alguns deles possam até fazer parte dos grupos que se associam às tribos perdidas, mesmo sem saber.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+